Nascido em Tatuí aos 11 de dezembro de 1912. Filho de Otávio de Moraes Aguiar e Leonor Guedes de Moraes. Formou-se pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco em 1936. Veio para Tatuí em 1937, onde advogou até 1948 e lecionou Português no Instituto de Educação “Barão de Suruí”.
Atuou como promotor público concursado em Cruzeiro (SP) e procurador da Prefeitura de São Paulo, onde também exerceu os cargos de diretor do Departamento Fiscal, secretário dos Negócios Internos e secretário dos Negócios Jurídicos. Foi assessor jurídico dos prefeitos Vladimir de Toledo Piza, Lino de Matos, Adhemar de Barros e Faria Lima, além de chefe de gabinete do prefeito Figueiredo Ferraz e do secretário estadual da Fazenda, Nelson Gomes Teixeira. Lecionou Direito Penal na Universidade Mackenzie e Direito Tributário na Faculdade de Direito de Taubaté.
Nomeado prefeito de Tatuí de junho a dezembro de 1947. Em seguida, atuou como vereador em Tatuí na Legislatura 1948-1951, sendo eleito presidente da Câmara Municipal em 1948. Foi fundador e presidente do Aeroclube de Tatuí e um dos fundadores do Rotary Club, que também presidiu.
Era casado com Yolanda Garcia Guedes de Moraes e faleceu em Tatuí aos 13 de janeiro de 1988.
O governo do Estado de São Paulo, por meio do Decreto nº 33.073, de 13 de março de 1991, atendendo a uma sugestão do então prefeito de Tatuí, Wanderley Bocchi, deu o nome de Fernando Guedes de Moraes à Escola Estadual do Jardim Lucila, em Tatuí.