Nascido em Botucatu aos 4 de janeiro de 1918, filho de José Elias de Carvalho Barros e Maria Elisa Veiga de Barros. Foi aluno do Colégio Arquidiocesano, em São Paulo, e formou-se médico pela Universidade de São Paulo. Também fez os seguintes cursos: Pronto-socorro e Atendimento Emergencial no Hospital das Clínicas, Primeiros Socorros para Atendimento em Frente de Batalha (especial para militares), Curso Epidemiológico no Instituto Emílio Ribas e Biologia Educacional.
Atuou como assistente da Clínica Psiquiátrica da Escola Paulista de Medicina e da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, professor assistente da Faculdade de Medicina de Sorocaba, assistente da Clínica Psiquiátrica do Dr. Ache e médico do Instituto Psiquiátrico do Juqueri.
No seu primeiro casamento teve cinco filhos e, posteriormente, casou-se com Carlota Franco. Em Tatuí, exerceu as funções de médico da Santa Casa de Misericórdia, médico da saúde pública e professor catedrático de Psicologia no Instituto de Educação “Barão de Suruí”. Foi vereador nas Legislaturas 1956-1959 e 1960-1963, tendo sido eleito presidente da Câmara Municipal em 1956 e 1958.
Em São Paulo, foi sócio fundador do Colégio das Américas, Colégio Monteiro Lobato, Clínica Nossa Senhora da Lapa, Clínica Santana, Clínica Estados Unidos e Laboratório de Análises Clínicas Vieira de Carvalho. Publicou os livros “Técnica de Punção Suboccipital” e “Tratados de Biologia”. Foi articulista em revistas especializadas e pesquisador sobre verminoses. Como sanitarista, trabalhou no combate às verminoses no Vale do Paraíba e em Tatuí. Colaborou com o Instituto Emílio Ribas nas epidemias de meningite e era também bastante requisitado pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.
Faleceu em Tatuí aos 10 de agosto de 1978. No Jardim Lucila há uma via pública com o seu nome. No bairro Americana, a Unidade Básica de Saúde também leva o seu nome.