jose machado

Mais conhecido por “Juca Machado”, filho de Antonio José Machado e Donata Pereira Machado, nasceu em Guareí aos 29 de julho de 1909. Terceiro entre quatro filhos homens, tinha como irmãos Ernesto, Rafael e Antonio. Ficou órfão de pai aos quatro anos. Os quatro irmãos foram criados pela mãe, viúva, com muita austeridade. No período escolar se mudaram para Tatuí e, para prover o sustento da família, trabalharam como vendedores de hortaliças e quitutes que “Nhá Dora”, como era conhecida a mãe, fazia.

Na juventude, foi garçom no antigo Hotel Afonso, na esquina das ruas Prudente de Moraes e 13 de Maio, no centro. Em 1928, aos 19 anos, iniciou com o seu irmão Ernesto, na rua Maneco Pereira, 193, uma pequena loja de secos e molhados. Em 1936, o seu irmão Rafael aderiu à sociedade, que em 1939, com a saída de Ernesto, passou a se chamar “Irmãos Machado” e se instalou na mesma rua, no número 200.

Na época, aquela região da cidade teve uma grande transformação com a inauguração de uma fábrica de ladrilhos e um posto de gasolina que se chamava “Posto 400”, dando origem ao bairro 400. A sociedade durou vinte anos, e em 1959 dividiu-se em “J. Machado”, com o ramo de materiais para construção (Juca Machado), e “R. Machado”, com o ramo de secos e molhados (Rafael Machado).

Por ser muito dinâmico, foi fundador e por vários anos presidente da Associação Comercial de Tatuí, além de membro da diretoria da Confederação do Comércio do Estado de São Paulo, membro da Comissão de Desenvolvimento Econômico de Tatuí e membro da Comissão de Construção do ginásio de esportes e conjunto de piscinas da Associação Atlética XI de Agosto. Participou ainda de outras entidades de classe, entidades beneficentes e sociais da cidade.

Foi eleito o vereador mais votado da Câmara Municipal de Tatuí na Legislatura 1969-1973, sendo presidente no biênio 1970-1971. Atuou ainda como suplente na Legislatura 1973-1977, quando substituiu o titular Roque Motta em período de licença.

Faleceu em 9 de setembro de 1978, aos 69 anos de idade. Em sua homenagem, no Jardim Palmira há uma praça com o seu nome.