acassil

Nascido em Tatuí aos 6 de outubro de 1933, filho de Accácio Vieira de Camargo e Silvia Sobral de Oliveira de Camargo. Casou-se com Eunice Rossi Camargo e dessa união nasceram os filhos Acassil Júnior, Eunice, Soraya e Silvana. Foi professor de Desenho no Instituto de Educação “Barão de Suruí", vice-diretor e diretor pedagógico no Colégio Objetivo em São Paulo e diretor-proprietário da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Tatuí. Foi diplomado em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia de Itapetininga, onde realizou pós-graduação.

Projetou Tatuí na área do Ensino Superior e sempre defendeu os interesses da cidade. Fundou a Associação de Ensino Tatuiense (Asseta) em 1971, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Tatuí e o Colégio “Paulo Setúbal”, que posteriormente se tornou o Colégio Objetivo. Incentivou ainda a instalação da Faculdade de Educação Física de Tatuí, que funcionou entre 1971 e 1979 no clube da Associação Atlética XI de Agosto. Também colaborou com a construção do Planetário no Colégio Objetivo.

Adepto das artes plásticas, foi o mantenedor da Associação dos Artistas Plásticos de Tatuí e Região (Amart). Presidiu o Alvorada Clube e durante o seu mandato construiu a sede, onde atualmente funciona o Centro Cultural Municipal.
Atuou como vereador na Legislatura 1969-1973, quando exerceu a presidência da Câmara em 1972. Foi vereador também na Legislatura 1977-1983, quando atuou como 1º secretário da Mesa Diretora. Durante a primeira administração do prefeito Joaquim Amado “Veio Quevedo”, por sua iniciativa nasceu o “Projeto Alfa”, depois renomeado como “Projeto Ayrton Senna”, para promover a Educação a crianças de escolas públicas.

Faleceu aos 29 dezembro de 2016. Em sua homenagem, o Complexo Educacional situado na esquina da avenida Virgílio Montezzo Filho com a rua Ernesto Nazareth, no bairro Nova Tatuí, leva o seu nome.