paulo ribeiro

Nascido em Tatuí aos 28 de janeiro de 1918, filho de Joaquim Assumpção Ribeiro e Iracema de Almeida Ribeiro. Casou-se com a professora Lienete Avalone Ribeiro, com quem teve dois filhos: Sônia e Paulo Sérgio.

Em Tatuí concluiu o curso primário e cursou a segunda turma do ginásio do Estado. Formou-se pela Escola Normal “Peixoto Gomide”, de Itapetininga, em 1937. Professor concursado, lecionou Geografia Geral e do Brasil no ginásio onde estudou, o “Barão de Suruí”. Aposentou-se como professor em Tatuí.

Convidado pelo então secretário de Promoção Social do Estado de São Paulo, José Felício Castellano, exerceu o cargo de coordenador do Serviço Social de Menores. Foi convidado posteriormente pelo então prefeito de São Paulo, José Carlos Figueiredo Ferraz, para exercer o cargo de assistente em seu gabinete.

Na área social, ficou conhecido pela dedicação à música, seresta e poesia. Como poeta e seresteiro, enalteceu a “Tatuí da Seresta” e passou a ser conhecido e reconhecido como “Prefeito Seresteiro”. Foi ainda membro do Rotary Club de Tatuí, provedor da Santa Casa de Tatuí, membro do Clube da Poesia (criado pela Asseta - Faculdades de Tatuí) e Clube da Aeronáutica.

Atuou como suplente em Tatuí na Legislatura 1952-1955, quando substituiu os titulares José Lopes e Antonio Ferreira de Albuquerque em períodos de licença. Na Legislatura seguinte, 1956-1959, chegou a ser convocado para substituir um titular, mas não assumiu a vaga. Também na Legislatura 1960-1963 atuou como suplente, quando substituiu o titular Simeão José Sobral. Ficou de maneira definitiva na vaga após a renúncia de Simeão José Sobral.

Eleito prefeito para a gestão 1964-1969, chamou todos os adversários políticos para uma conversa. Por causa disso, foi condecorado pelo Lions Clube Internacional como “Prefeito Pacificador”. Foi novamente eleito prefeito para a gestão 1973-1977, sempre se dedicando ao progresso da cidade.

Faleceu em 21 de outubro de 2011, na Santa Casa de Misericórdia de Tatuí, e o seu corpo velado na Câmara Municipal. Em sua homenagem, receberam o seu nome a Escola Municipal que fica no CDHU “Orlando Bolzan” e um viaduto na SP-141 (rodovia Senador Laurindo Dias Minhoto).