19 05 Cintia Yamamoto

Na fase de votação, colocado em votação separada, o Requerimento 1859/2025 foi rejeitado

Na Sessão Ordinária da última segunda-feira (19), a vereadora Cintia Yamamoto foi à tribuna e defendeu os Requerimentos 1890 e 1859/2025, respectivamente visando criar um programa de contingenciamento de medicamentos para atender aos pacientes diabéticos e convocar o secretário municipal de Administração e Negócios Jurídicos, Markus Henrique Tavares Gonsalves Silva, para prestar esclarecimentos à Câmara.

Ela iniciou comentando sobre o Requerimento 1890/2025, feito em conjunto com os vereadores João Eder, Bossolan da Rádio, Márcio do Santa Rita e Maurício Couto, onde pedem a criação de um programa de contingenciamento de medicamentos para atender aos pacientes diabéticos. “Estamos questionando, porque no ano passado ficamos o ano inteiro questionando sobre isso, o que comprova que não foi solucionado nada, porque eles são bem ruins de serviço”, ressaltou.

Em seguida, Cintia Yamamoto abordou a respeito do Requerimento 1859/2025, também feito em conjunto com os vereadores João Eder, Bossolan da Rádio, Márcio do Santa Rita e Maurício Couto, onde pedem a convocação do secretário municipal de Administração e Negócios Jurídicos, Markus Henrique Tavares Gonsalves Silva, para prestar esclarecimentos sobre o motivo pelo qual a Prefeitura não tem cumprido as ordens judiciais em relação ao fornecimento de Insulinas, medicamentos, dispositivos de assistência (tais como Insure, Isosource), se houve processos licitatórios para a aquisição dos insumos e quais medidas estão sendo adotadas para garantir o cumprimento.

“Por que a Prefeitura não tem cumprido as ordens judiciais no fornecimento de Insulina e medicamentos? E quais medidas estão sendo adotadas para o cumprimento imediato? Esse Requerimento se justifica, sobre a convocação, porque colocamos dois Requerimentos anteriormente ao secretário, sendo os números 63/2025 e 558/2025, e ele não respondeu. Por conta dessa omissão, estamos solicitando ao presidente desta Casa a convocação. Peço a todos os vereadores o apoio à convocação, porque estamos falando de vidas”, salientou a vereadora.

“É incrível a falta de capacidade dessa gestão, o tamanho da omissão com esta Casa Legislativa. Se não respeitam o Poder Judiciário, vão respeitar a população? Peço, de coração, a união de todos os vereadores para que esse Requerimento passe e que o secretário traga respostas concretas. Estamos falando de vidas, mas infelizmente isso não é prioridade dessa gestão”, encerrou Cintia Yamamoto.

Na fase de votação, o Requerimento 1859/2025 foi colocado em votação separada, a pedido do vereador Paulinho Motos. Ele justificou que o Executivo já teria respondido os questionamentos. Cintia Yamamoto discordou da justificativa e ratificou que os dois Requerimentos direcionados ao secretário de Administração e Negócios Jurídicos de Tatuí anteriormente não foram respondidos. O Requerimento 1859/2025 foi rejeitado com nove votos contrários e seis votos favoráveis.