Durante a Sessão Ordinária da última segunda-feira (31), o vereador Vade Manoel foi à tribuna e comentou sobre os Requerimentos 1150, 1152 e 1157/2025, todos de sua autoria, onde questiona respectivamente o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e o prefeito de Tatuí, Miguel Lopes Cardoso Júnior, a respeito de políticas públicas existentes nas áreas de Educação, Saúde, Trabalho, Assistência Social, entre outras, direcionadas às pessoas adultas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
“Os três Requerimentos têm o mesmo conteúdo, mas para esferas governamentais diferentes. Atualmente, a cada 36 pessoas que nascem, uma nasce com o ‘TEA’. E o que tem acontecido? Temos percebido que existem políticas públicas para crianças e adolescentes, mas o público adulto tem sido deixado de lado nessa questão, por todas as esferas governamentais”, explicou o vereador.
Vade Manoel também ressaltou que o dia 2 de abril foi instituído como o “Dia Internacional de Conscientização do Autismo”. “E em momento algum podemos deixar de falar disso. É importante que a gente fale sobre essa questão, porque todas as pessoas estão sujeitas a ter uma pessoa com ‘TEA’. E quando falamos do público adulto, não podemos nos esquecer que é assim: quando jovem e criança, tem a mãe, tem o pai, tem os familiares que ajudam. Porém, quando essa pessoa se torna adulta, de que forma ela vai ser assistida?”, questionou.
“Precisamos nos preocupar com políticas públicas para as pessoas adultas com o Transtorno do Espectro Autista. E aí entram a Educação, o Trabalho, a Assistência Social e várias outras questões que precisamos nos atentar muito”, concluiu Vade Manoel.