Sessão Extraordinária PL 04 24 1

Foi aprovado na 5ª Sessão Extraordinária, realizada na Câmara de Tatuí nesta segunda-feira (31), o Projeto de Lei 4/2024, de autoria do vereador Leandro Magrão, que dispõe sobre a criação e inclusão no calendário oficial de Tatuí, da campanha “Fevereiro Roxo e Laranja”, referente à conscientização sobre a Fibromialgia, Lupus, Alzheimer e Leucemia.

De acordo com a proposta, o objetivo é demonstrar a importância da realização dos exames, conhecer os sintomas e a gravidade das doenças, e durante o mês poderão ser realizadas palestras, simpósios, distribuição de informativos e divulgação na mídia. Instituições públicas e particulares poderão elaborar campanhas para divulgação e esclarecimentos sobre as doenças, bem como utilizar iluminação em logradouros públicos durante a realização da campanha, em especial os de maior fluxo de pessoas no município.

Na justificativa, Leandro Magrão explica que a cor roxa simboliza as doenças neurológicas, como Fibromialgia, Lúpus e Alzheimer, entre outras. “Essas enfermidades afetam milhões de pessoas em todo o mundo, impactando não apenas a saúde dos pacientes, mas também suas relações familiares e sociais. A campanha deverá destacar a importância do diagnóstico precoce, do acesso a tratamentos adequados e do suporte às famílias que lidam com essas condições. Além disso, promover a conscientização sobre a necessidade de pesquisas contínuas para encontrar novas terapias e eventualmente a cura para essas doenças”, apresenta o vereador.

Também conforme o vereador, a cor laranja representa a Leucemia, um tipo de câncer que afeta as células sanguíneas. “A campanha terá por objetivo informar sobre os diferentes tipos de Leucemia, sintomas e tratamentos disponíveis, e deverá destacar a importância da doação de sangue e de medula óssea, fundamentais para muitos pacientes que enfrentam a doença. A mobilização busca sensibilizar a população para a importância de se tornar um doador e contribuir para salvar vidas. Além disso, a campanha aborda a necessidade de apoio psicológico e emocional para os pacientes e seus familiares, ressaltando a jornada desafiadora enfrentada por aqueles que lidam com a Leucemia”, destaca Leandro Magrão.

O Projeto de Lei 4/2024 foi aprovado em duas votações e segue para a sanção do prefeito.