Sessão Extraordinária 31 03 PL 82 2023 1

Foi aprovado na Câmara de Tatuí, na 5ª Sessão Extraordinária realizada nesta segunda-feira (31), o Projeto de Lei 82/2023, que dispõe sobre a assistência psicológica às mulheres mastectomizadas no município de Tatuí. A propositura é de autoria do vereador Maurício Couto, em conjunto com os vereadores João Eder, Márcio do Santa Rita, Cintia Yamamoto e o então vereador Pepinho.

Conforme o projeto, fica assegurada às mulheres mastectomizadas, a assistência psicológica visando a prevenção e a redução de sequelas decorrentes do processo cirúrgico. A assistência psicológica será realizada de acordo com o quadro clínico de cada paciente, cabendo aos profissionais de saúde definirem qual técnica de intervenção será aplicada, bem como o número de sessões a serem ministradas.

Na justificativa, os autores afirmam que “para a maioria das mulheres com a retirada da mama, parte do corpo fundamental para a identidade feminina, resulta a alteração negativa da imagem corporal. A retirada desse órgão representa uma limitação estética e funcional, que provoca uma imediata repercussão física e psíquica, constituindo um evento traumático, trazendo prejuízo em sua qualidade de vida, na satisfação sexual e recreativa.”

“Diante dessas alterações emocionais e psicológicas vivenciadas pelas mulheres submetidas à mastectomia, o acompanhamento psicológico pode funcionar como um potente e benéfico recurso terapêutico. Importante ressaltar que o apoio psicológico ajuda no enfrentamento da aceitação da imagem corporal pós-cirurgia, prevenir e reduzir os sintomas emocionais e físicos causados pelo câncer e seus tratamentos, levar a paciente a compreender o significado da experiência do adoecer, possibilitando assim as ressignificações desse processo”, destacam os autores.

Os vereadores Maurício Couto e Cintia Yamamoto foram à tribuna para comentar sobre a iniciativa. “Este projeto vem para amparar essas mulheres. Ter o apoio ao enfrentamento dessa dor, que não é apenas física, mas também emocional, bem como o apoio afetivo diante de outras mulheres, diante da vida e da família, para voltar às atividades sociais e seguir vivendo em comunidade. Se colocado em prática, com certeza este projeto fará a diferença na vida dessas mulheres”, salientou Maurício Couto.

“É um projeto muito importante para Tatuí, que vem ao encontro das dificuldades dessas mulheres. Elas passam por momentos bastante difíceis. Parabenizo o vereador Maurício Couto, que sempre traz pautas muito importantes, como é o caso da ostomia. E assim como ele nos ensinou que ‘existe vida além da ostomia’, acredito que este projeto segue a mesma linha, isto é, apesar de todas as dificuldades vindas com a mastectomia, existe a possibilidade de continuar”, comentou Cintia Yamamoto.

Em aparte, os vereadores Renan Cortez, Vade Manoel, Paulinho Motos, João Eder, Eduardinho Perbelini e Elaine Miranda, destacaram a importância da iniciativa e parabenizaram aos autores, enfatizando o apoio à propositura.

O Projeto de Lei 82/2023 foi aprovado em duas votações e segue para a sanção do prefeito.