Os vereadores votaram os Projetos de Lei 67/2024 e 5/2025, ambos de autoria do Legislativo, na 5ª Sessão Extraordinária realizada na Câmara de Tatuí nesta segunda-feira (31). As proposituras se referem a denominações de vias no Jardim Esmeralda e no loteamento Tatuí Lagoa Vermelha.
O Projeto de Lei 67/2024, de autoria do vereador Maurício Couto, dispõe sobre a denominação de “Maria José Prestes de Almeida” à rua 4 do Jardim Esmeralda. Maurício Couto foi à tribuna e iniciou a fala afirmando estar muito feliz pela oportunidade de comentar sobre o projeto e na sequência apresentou a biografia da homenageada.
“Nasceu em 23 de setembro de 1930, no distrito de Alambari, na época pertencente a Itapetininga, São Paulo. Filha de pais lavradores e a irmã mais velha de três, enfrentou desde cedo os desafios da vida, ficando órfã ainda na infância. Separada de seus irmãos, foi acolhida por uma família proprietária de uma cerâmica, sendo grata, onde viveu e trabalhou arduamente desde menina, sem acesso à educação formal”, iniciou o vereador.
“Nessa mesma cerâmica conheceu seu esposo, Antônio José de Almeida Filho, o ‘Bil de Almeida’. Juntos, constituíram uma família numerosa, com seis filhos. Ao longo da vida, mudaram-se diversas vezes, de cerâmica em cerâmica, até se fixarem na Cerâmica Chioquetti, onde construíram suas histórias e sustentaram a família. Foi lá que Maria José enfrentou a perda de seu companheiro, assumindo sozinha a criação dos filhos com força, determinação e muito amor”, ressaltou Maurício Couto.
“Faleceu em 31 de julho de 2019, aos 89 anos. Esta homenagem é um tributo merecido e simboliza não apenas a perpetuação da sua memória, mas também o reconhecimento de sua trajetória de coragem, dedicação, resiliência e fé em Deus. A comunidade de Tatuí presta uma justa homenagem ao seu legado, destacando a importância de sua história como inspiração para as futuras gerações”, concluiu o vereador.
Já o Projeto de Lei 5/2025, de autoria do vereador Renan Cortez, denomina de “Milton Francisco Bernardes” à rua 1 do loteamento Tatuí Lagoa Vermelha. O presidente da Câmara também foi à tribuna e ressaltou a biografia do homenageado. “Nasceu em 13 de março de 1930, em Santo Anastácio, e mudou-se para Tatuí em 1968, onde viveu por 56 anos. Casou-se com Alice Banhara Bernardes, com quem teve dez filhos”, iniciou.
“Exerceu as funções de construtor, mestre de obras e por mais de 40 anos foi projetista arquitetônico. Quando chegou a Tatuí, a cidade estava em pleno crescimento e assim contribuiu com o seu conhecimento na execução dos projetos. Ele se orgulhava por fazer parte do progresso de Tatuí”, destacou Renan Cortez em outro trecho da biografia.
“Também contribuiu na área religiosa. ‘Milton pastor’ foi ainda Relações Públicas do ‘Força para Viver’ e trabalhou incansavelmente na propagação do Evangelho. Faleceu aos 16 de agosto de 2024. Com certeza o seu legado será sempre lembrado pela família, amigos e todos os que o conheceram. Deixou muita saudade”, comentou o vereador.
Renan Cortez salientou que o homenageado era uma pessoa muito querida e temente a Deus. “Quem o conheceu, se emociona ao lembrar das suas ações e seus conselhos. Este é um gesto de gratidão a ele, por tudo o que representou para a nossa cidade. Que os familiares se sintam honrados e orgulhosos por esta propositura”, encerrou o presidente da Câmara.
Os Projetos de Lei 67/2024 e 5/2025 foram aprovados em votações únicas e seguem para a sanção do prefeito.