Sessão Solene de 11 de março - homenageados, vereadores e demais autoridades
Na última terça-feira (11), na Câmara de Tatuí, foi realizada a entrega de cinco títulos de “Cidadania Tatuiana”. A Sessão Solene foi conduzida pelo vereador Renan Cortez, presidente da Câmara, reunindo autoridades e dezenas de pessoas, entre convidados dos homenageados e a comunidade local.
O título de “Cidadão Tatuiano” é entregue para pessoas que não nasceram em Tatuí, mas prestaram relevantes serviços ao município ou proporcionaram benefícios de ordem pública para a comunidade.
Junto ao presidente da Câmara, compuseram a Mesa dos Trabalhos o vice-prefeito de Tatuí, Antonio Marcos de Abreu (Marquinho de Abreu), a vice-presidente da Câmara, vereadora Rosana Nochele Pontes Pereira (Rosana do Supermercado), os vereadores João Eder Alves Miguel e Paulo Sérgio de Almeida Martins (Paulinho Motos), e o ex-deputado federal José Guilherme Negrão Peixoto (Guiga Peixoto).
A solenidade teve ainda a participação musical do violinista Eduardo Augusto, com a execução do Hino Nacional e do Hino a Tatuí.
Receberam os títulos de “Cidadão Tatuiano”:
Claudio Sartório – propositura de Antonio Marcos de Abreu
Donato Bonin Messias – propositura de João Eder Alves Miguel
Guilherme Camargo Garpelli – propositura de Renan Cortez
Joaquim Batista da Cruz Neto – propositura de Paulo Sérgio de Almeida Martins
Yustrich Azevedo Silva – propositura de João Eder Alves Miguel
O ex-deputado federal Guiga Peixoto foi à tribuna e destacou que era um dia muito importante para Tatuí. “Não é à toa que vocês receberão essa honraria. Vocês merecem e fizeram algo de bom por Tatuí. E por isso os vereadores deram essa honraria a vocês, que ao longo do tempo começaram a conhecer a história, a cultura e as pessoas da nossa cidade”, comentou.
“A partir de hoje terei a honra de chamá-los de ‘meus conterrâneos’, pois são merecedores. Tatuí vai agradecer muito ainda por tudo o que vocês fazem e farão. E reafirmo o meu compromisso com a minha cidade natal. Estarei sempre à disposição. Meu compromisso e amor por Tatuí são incondicionais”, concluiu Guiga Peixoto.
O vice-prefeito Marquinho de Abreu, autor de uma das proposituras enquanto era vereador, foi à tribuna e falou sobre a felicidade em participar da solenidade. “Tenho a absoluta certeza de que estão aqui merecidamente recebendo esse título tão importante. E a partir de agora vocês são considerados ‘pé vermeio’”, disse.
“Parabéns a todos os homenageados. Vocês fizeram muito pelo nosso município, fazem e com certeza ainda farão muito. Continuem nesse trabalho de vocês, pois representam a nossa cidade. Que Deus os abençoe”, finalizou Marquinho de Abreu.
A saudação oficial do Legislativo aos homenageados foi feita pelo vereador Paulinho Motos. Entre os homenageados, Donato Bonin Messias fez o uso da tribuna em nome de todos. “Agradeço a Deus, que nos concedeu este momento. Talvez a gente possa inicialmente se sentir indigno ao receber o título, mas ele é o símbolo de que alguém viu algo de bom que fizemos”, falou.
“Especialmente nós que atuamos na igreja e vamos em busca dos mais necessitados, dos que sofrem e estão às margens da vida, das famílias com necessidades e das pessoas que precisam de apoio. Nesta homenagem que estamos recebendo, somos agraciados por Deus, primeiramente. Ele nos mostrou à Câmara para que fôssemos homenageados. Cada um tem um grande currículo de trabalhos prestados. Agradeço a Tatuí por ter aberto as portas para nós. Que Deus abençoe a cada um. Continuem amando uns aos outros e amando essa cidade acolhedora, que está sempre de braços abertos para nós”, ressaltou Donato Bonin Messias.
Já na fase final da solenidade, o presidente da Câmara, vereador Renan Cortez, discursou parabenizando aos homenageados. “Sabemos o tamanho da honraria que foi conferida a cada um e os critérios que os parlamentares têm adotado para escolher os homenageados. Tatuí, por meio dos vereadores, faz essa homenagem em forma de gratidão. Um pequeno gesto, diante das gigantescas ações realizadas que todos vocês, de alguma forma, realizaram no município com todo carinho e amor”, lembrou.
“Estendo essas palavras aos familiares, para que se sintam homenageados também. Sabemos o quanto a família tem apoiado e, acima de tudo, tido paciência com vocês que dedicam o tempo a servir as pessoas e, nesse caso, servir a nossa querida cidade, que leva o nome de ‘Capital da Música’, ‘Terra dos Doces Caseiros’ e ‘Cidade Ternura’. Nomes que foram outorgados por pessoas simples, que construíram a ‘Terra dos Doces Caseiros’, a ‘Capital da Música’ e a ‘Cidade Ternura’”, ressaltou Renan Cortez.
“Que venham mais títulos à nossa cidade, pelas ações de tatuianos. Assim como vocês agora também fazem parte do grupo honroso que temos de cidadãs e cidadãos tatuianos. Que Deus os abençoe com muita vida e saúde, para que possam continuar servindo, não só em casa, aos familiares, aos colegas de trabalho, mas também à nossa população e à comunidade tatuiana”, encerrou o presidente da Câmara, Renan Cortez.
A Sessão Solene de entrega dos títulos de Cidadania está disponível nos canais oficiais da Câmara de Tatuí nos seguintes links:
TV Câmara: http://tvcamaraaovivo.net/camaratatui/
Youtube: https://www.youtube.com/@camaramunicipaldetatui2541
Facebook: https://www.facebook.com/camaratatui