Paulinho Motos 19 02

O vereador respondeu a diversos apontamentos apresentados pelos vereadores

Na última quarta-feira (19), durante a Sessão Extraordinária, o vereador Paulinho Motos foi à tribuna e comentou sobre diversos apontamentos feitos pelos vereadores no decorrer da Sessão, trazendo respostas do Executivo. Ele iniciou falando sobre a questão do cemitério.

“Na verdade, a Micheli foi muito suave nas palavras. Existia uma ‘máfia do cemitério’ e essas pessoas estão respondendo na Justiça. Muitos trabalhavam na gestão passada. Não estou aqui para apontar ninguém, mas apenas trazendo a informação. Isso aí está na Justiça, a ‘máfia do cemitério’. Retiravam a ossada das pessoas, sem saber quem eram, reformavam o túmulo e vendiam. Estamos falando de algo muito sério. O que o prefeito Miguel atualizou, como a Maria José e outros prefeitos atualizaram, foi apenas o valor do cadastro. Mas a gente orienta a população para que vá até a Prefeitura, como a Micheli disse, leve as documentações que comprovem a posse e atualizem as informações. Segundo a nossa secretária Fabiana, eles querem fazer um georreferenciamento para que tudo fique em ordem dentro do cemitério”, afirmou Paulinho Motos.

Em aparte, o vereador João Eder sugeriu a criação de uma estrutura de atendimento. “Como na época do REFIS em alguns anos anteriores, quando houve uma estrutura criada e alguns profissionais indicados para cuidar do assunto. Fazer isso também em relação à questão dos túmulos. É importante, porque algumas pessoas têm procurado a Secretaria ao lado do velório, têm inclusive relatado que estão sendo bem atendidas, mas depois precisam ir até Prefeitura e à Secretaria do Meio Ambiente. Então, tentar unificar esse serviço, para esclarecer a situação e deixar todo mundo em paz quanto a isso, pois é algo que tem causado bastante angústia”, explicou o vereador.

Paulinho Motos se propôs a levar a sugestão para a secretária responsável. “Com certeza ela vai fazer o melhor. Como já foi dito, existiam muitas irregularidades e a gente pede para que a população procure a Prefeitura para fazer esse recadastramento”, disse.

Na sequência, Paulinho Motos abordou sobre os testes de dengue. “Quero dizer que já tem testes na rede. Procure no postinho próximo da sua casa, pois já chegaram os testes. O pessoal da dengue tem trabalhado muito. Ontem encontrei com eles no centro da cidade. Deixo um dado aqui para a população: no centro da cidade tem bastante dengue. Então, vamos trabalhar juntos, alertar a nossa população, fazer a nossa parte, mas a Secretaria de Saúde tem trabalhado bastante para isso. A gente já recebeu a informação também que logo vai começar a passar o carro do fumacê. Existe todo um trâmite para que seja feito isso. Logo vai passar o fumacê em vários lugares da cidade e a gente acredita que vai melhorar bastante. Lembrando também que em 2021, na gestão passada, fomos recordistas, fomos a ‘capital da dengue’. Quem lembra disso? A Prefeitura tem trabalhado e eu tenho certeza que não vai chegar nesse número, mas logo vamos receber os números para que a população também fique sabendo”, comentou o vereador.

Paulinho Motos também falou sobre a contratação dos estagiários. “A Micheli já falou sobre isso, mas eu quero destacar, porque não tem uma diretriz do Governo Federal para que se faça essa contratação. A Secretaria de Educação também está fazendo a sua parte, para abrir um processo seletivo que é mais rápido para aumentar esse número. Hoje a gente tem 90 estagiários de cuidadores, mas precisa mais. A gente sabe disso e o nosso prefeito Miguel, com o nosso vice-prefeito Marquinho, têm trabalhado junto com a secretária para que façam mais rápido esse processo seletivo e chamem as pessoas. A gente sabe da dificuldade de cuidar das crianças que precisam dessa atenção”, destacou o vereador.

“Sobre a catarata, não faz parte da Prefeitura, mas sim do Estado. Temos aproximadamente 300 pessoas esperando na fila. Cabe a nós cobrarmos também os nossos deputados, quem tiver contato. Não é só em Tatuí. Diversas cidades estão sofrendo com isso e não é fácil. Hoje recebi um senhor que também está esperando. O dele faz pouco tempo, mas tem gente esperando há anos. Que possamos lutar juntos para essa demanda também”, ressaltou o vereador.

Paulinho Motos abordou ainda sobre o dissídio dos servidores. “O secretário Markus Henrique atendeu a Terezinha e está dando sequência nisso. Em breve vamos receber aqui, para que possamos fazer o melhor para o nosso servidor público. Lembrando que o nosso prefeito Miguel foi o que mais deu aumento para os servidores nesses últimos tempos”, argumentou.

“Sobre o café da manhã, segundo a informação da nossa secretária, os primeiros dias da pré-escola foram de duas horas, das 7h30 às 9h30, e não tinha como oferecer duas refeições. Depois foi para 10h30 e esta semana até 11h30. Então é para estar normalizada a questão do café, pois não foi cortado. Às vezes a mãe não busca informação na escola e daí causa todo esse transtorno. Eu também recebi essa informação. ‘Ah, não está tendo café. Cortou café.’ Com apenas duas horas não tinha como fornecer as duas refeições”, justificou Paulinho Motos.

O vereador falou ainda sobre as Moções de Aplausos e Congratulações 25/2025 e 26/2025. “À nossa secretária Rosângela e ao nosso prefeito Miguel, pela conquista do Selo Ouro em reconhecimento ao compromisso e excelência nas políticas educacionais implementadas no município. Essa homenagem é um prêmio concedido às instituições que se destacam por suas práticas inovadoras e eficazes na promoção da alfabetização. Tatuí se destacou nas iniciativas demonstrando o compromisso da gestão com a Educação. Essa Moção vai para a nossa secretária Rosângela e quero lembrar também da nossa ex-secretária Elisângela, que fez parte disso também, e o nosso prefeito Miguel por todo o empenho na Educação”, comemorou Paulinho Motos.

Por fim, o vereador abordou sobre a Moção de Aplausos e Congratulações 22/2025 à deputada estadual Maria Lúcia Amary. “Em reconhecimento a mais uma contribuição para a nossa cidade. Emenda de R$ 500 mil que vai atender a Casa do Câncer de Jaú e ao Núcleo de Apoio ao Câncer em Tatuí. Destaco aqui também a articulação da nossa secretária de Direitos Humanos, a Amanda, e o nosso vice-prefeito Marquinho. Tenho certeza de que vai ajudar muito. Agradeço a deputada Maria Lúcia Amary que é uma grande parceira do prefeito Miguel e tem enviado muitos recursos para a nossa cidade, para que a gente faça o atendimento melhor à população”, concluiu Paulinho Motos.