Gabriela Xavier 19 02

Na Sessão Extraordinária da última quarta-feira (19), a vereadora Gabriela Xavier foi à tribuna e direcionou pedidos à causa animal.

Ela iniciou falando sobre o Requerimento 322/2025, pedindo que o setor de Bem-estar Animal disponibilize o número de protocolo para as pessoas que fazem denúncias de maus tratos. “Eles recebem as denúncias de maus tratos que são anônimas. A pessoa pode fazer a denúncia, que não vai ser divulgado do nome. Mas o número de protocolo é importante para que essa pessoa saiba o que aconteceu e como foi resolvida a situação. Com o número de protocolo facilita, tanto para a pessoa acompanhar a denúncia, como para o setor. E é muito importante, se você souber sobre casos de maus tratos a animais, denunciar. Os animais não falam e a gente precisa falar por eles”, disse.

Em seguida, Gabriela Xavier abordou sobre o Requerimento 326/2025, referente à possibilidade do setor de Bem-estar Animal realizar visitas em lugares que se tornaram colônias de gatos de rua e castrar os animais. “Posteriormente, que eles sejam direcionados para doação. Com o calor, as gatas entram no cio muito mais rápido. Eu recebo muitos pedidos de ajuda relacionados à procriação de gatos. Está acumulando muito. Precisam ser castrados para não virar colônia devido ao aumento do número de animais. São importantes essas visitas para a gente acabar com o sofrimento dos animais. Também é uma questão de saúde pública. Sou vereadora e protetora de animais. A gente não consegue resolver tudo sozinho. Estou com 70 gatos, todos resgatados de abandono e maus tratos. Sempre que posso, pago castrações particulares, mas a gente não consegue ajudar todos”, explicou a vereadora.

Gabriela Xavier comentou ainda sobre o Requerimento 374/2025, onde pede que o Departamento de Compras compre gatoeiras para a UBS Animal. “São armadilhas para pegar gatos ariscos. Não machucam o gato e não vai haver nenhum sofrimento. Monta a gatoeira, leva o animal para a clínica, castra, faz o pós-operatório e depois solta no abrigo ou até mesmo consegue um lar para esse gato. É importante esse equipamento para também fazer esse trabalho de acabar com as colônias de gatos”, ressaltou.

Por fim, a vereadora falou a respeito da visita que fez ao Canil Municipal. “Parabenizo os funcionários que realizam um trabalho maravilhoso e uma vez por semana o veterinário vai avaliar todos os cães. Hoje tem 74 cães, vítimas de maus tratos ou abandono de pessoas irresponsáveis. O Canil tem feito um ótimo trabalho, mas também é limitado e não tem como encher de animal no local. Eles precisam ser adotados. Se você quer um amigo fiel, procure o Bem-estar Animal para adotar um cão. Não compre. Adote”, encerrou Gabriela Xavier.