Em Sessão Extraordinária na última quarta-feira (19), o vereador Maurício Couto foi à tribuna e abordou sobre os pacientes com catarata e que estão aguardando cirurgia. “Começam a ter uma visão embaçada e dificuldade de locomoção. Quando a pessoa está com catarata, não são óculos que irão resolver a situação, não é aumentar o grau da lente. É o método cirúrgico que ela precisará fazer. A pessoa está ficando cega e não consegue mais ter a sua vida normal. Em casa, por exemplo, tem o risco de cair de uma escada, escorregar, ter uma fratura ou outras complicações, porque não está enxergando mais”, iniciou o vereador.
Maurício Couto afirmou que esses pacientes estão há muito tempo aguardando. “Querem resolver a situação dessa perda visual e assim voltar a ter mais qualidade de vida. Muitos moram sozinhos, têm que dirigir e isso atrapalha também, levando até o risco de acidentes. O meu questionamento ao prefeito é se existem previsões para mutirões de cirurgia de catarata que possam absorver essa demanda”, comentou.
Em seguida, o vereador falou sobre os casos de dengue na cidade. “Os munícipes têm perguntado se já estão disponíveis os testes. Muitos foram procurar nas UBSs e relataram que não tinha testes para fazer o diagnóstico da dengue. Então, se está tendo falta do teste na rede municipal, por quais motivos? O que será feito para restabelecer os exames e quais os números da dengue no nosso município entre 2024 e 2025? Houve óbitos? Se sim, qual a quantidade?”, questionou Maurício Couto.
O vereador falou ainda sobre o Requerimento 405/2025, feito em conjunto com os vereadores Cintia Yamamoto, Bossolan da Rádio, João Eder e Márcio do Santa Rita, onde solicitam que as pré-escolas ofereçam o café da manhã para os alunos. “A alimentação é primordial. Na pré-escola, as crianças já saem da casa e tomam o café. A primeira refeição na escola vai ser o almoço. E aquelas crianças que muitas vezes não têm condições de tomar o seu café na casa? Venho aqui pedir um estudo para que seja incluído o café como a primeira alimentação na pré-escola”, explicou.
Maurício Couto fez ainda apontamentos sobre o atendimento do prefeito à representante do Sindicato dos Servidores, notificação sobre limpeza de terreno, transporte escolar para alunos moradores do Vale dos Lagos e concurso da Guarda Civil Municipal.