Vereador também fez Moção de Aplausos e Congratulações ao tropeiro “Zé Trovão”
Na última quarta-feira (19), durante a Sessão Extraordinária, o vereador Professor Duza foi à tribuna e comentou sobre o Requerimento 384/2025, onde pede a manutenção das estradas de terra do bairro Enxovia.
“Fui procurado por muitos munícipes. O pessoal tem chácara ou casa e precisa da máquina, dessa limpeza no bairro Enxovia, para o pleno direito de ir e vir do cidadão. Espero que o nosso secretário olhe com carinho e possa fazer essa manutenção nas estradas do Enxovia, onde mora bastante gente”, iniciou o Professor Duza.
Em seguida ele falou sobre a Moção de Aplausos e Congratulações 32/2025, a José Bastos, conhecido como “Zé Trovão”, em reconhecimento aos 72 anos de dedicação à cultura tropeira de Tatuí.
“Zé Trovão nasceu no bairro Queimador e com apenas oito anos já participava da Cavalgada de São Jorge de Tatuí. Ao longo de toda a sua vida se destacou como um dos melhores tropeiros da cidade. Ele é muito conhecido pela sua habilidade com cavalos e sua experiência no trato com os animais. Mas a história dele não se resume só às cavalgadas e aos eventos culturais. Zé Trovão também foi fundamental para manter a conexão entre o campo e a cidade, transportando mantimentos por sete décadas”, comentou o vereador.
Ainda de acordo com o Professor Duza, o homenageado fez um trabalho importante para preservar as tradições do tropeirismo em Tatuí. “Algo que é muito significativo para a nossa cultura. Hoje Zé Trovão é considerado um verdadeiro patrimônio de Tatuí. Ele é um exemplo para todos, principalmente para as novas gerações, e tem sido uma figura importante para manter vivas as nossas raízes culturais”, afirmou o vereador.
“Esta Moção é uma maneira de reconhecer e agradecer todo o trabalho dele na preservação da nossa história e cultura. Agradeço ao vereador Joca, que tem feito um trabalho excelente na cidade de Iperó, apoiando o tropeirismo. Agradeço ao secretário da Cultura de Iperó que forneceu todo o apoio para estar aqui na Cavalgada do Tropeirismo. Agradeço ao nosso secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Douglas Dalmatti, por todo o apoio, e ao nosso prefeito Professor Miguel, que não mediu esforços para estar com a gente. Agradeço ao Valtinho, pessoa que luta sempre pelo tropeirismo na cidade de Tatuí, ao Eric que é o seu parceiro e luta igualmente por essa causa. E agradeço também o Alan Botinha da comitiva “Chora Me Liga”, o “Rancho Morada do Tropeiro”, representado pelo Fabrício, e o “Rancho do Bó”, representado pelo Bó. Deus abençoe a todos”, finalizou o Professor Duza.
Vereadores, convidados e o homenageado “Zé Trovão”