Sessão Solene 18 12 1

Sessão Solene de 18 de dezembro - homenageados, vereadores e demais autoridades

No último dia 18, foi realizada a última Sessão Solene de 2024 na Câmara de Tatuí, para a entrega de 10 títulos de Cidadania. O evento conduzido pelo vereador Eduardo Sallum, presidente da Casa de Leis, reuniu autoridades e dezenas de pessoas, entre convidados dos homenageados e a comunidade local. Foram entregues nove títulos de “Cidadania Tatuiana” e um título de “Cidadania Emérita”.

O título de “Cidadão Tatuiano” é entregue para pessoas que não nasceram em Tatuí, mas prestaram relevantes serviços ao município ou proporcionaram benefícios de ordem pública para a comunidade.

Já o título de “Cidadão Emérito de Tatuí” é outorgado para pessoas naturais de Tatuí, que se destacaram notoriamente em suas atividades profissionais relacionadas a ciências, cultura, arte, comércio, indústria, agronomia, entre outras realizações.

Junto ao presidente da Câmara, compuseram a Mesa dos Trabalhos o vereador Renan Cortez, o ex-vereador André Marques, o secretário de Segurança Pública de Tatuí, coronel Miguel Angelo de Campos, e o tenente-coronel Júlio Teodoro Martins Júnior, do 5º Batalhão de Polícia Rodoviária de Sorocaba.

Os vereadores Mauricio Couto e José Eduardo Morais Perbelini (Eduardinho) também participaram da solenidade. Estiveram presentes ainda os vereadores eleitos para a próxima Legislatura, Kelvin Morais e Vade Manoel.

A solenidade teve a participação musical de Luiza Gaião, com voz e violão. Igualmente abrilhantando o evento, o homenageado Jessé Jackson de Souza Ramos se apresentou com voz e violão, emocionando a todos ao convidar o pai, que recentemente sofreu um AVC, para cantar com ele. Já ao término das entregas de títulos, a homenageada Maria Madalena Pinto Bomfim, juntamente com o grupo de viola “Alma Cabocla”, apresentou canções do repertório popular brasileiro.

Receberam os títulos de “Cidadão Tatuiano”:

Adriana Afonso Oliveira – propositura de Eduardo Sallum;
Asafe Rafael Neves Villalpando – propositura de Eduardo Sallum;
Jessé Jackson de Souza Ramos – propositura de Maurício Couto;
José Ivo Udalas Alves – propositura de Eduardo Sallum;
Luiz Jacção Filho – propositura de José Eduardo Morais Perbelini (Eduardinho);
Maria Madalena Pinto Bomfim – propositura de José Eduardo Morais Perbelini (Eduardinho);
Pedro Rodrigues da Silva Filho – propositura de José Eduardo Morais Perbelini (Eduardinho);
Ricardo Alexandre Cardoso Maganha – propositura de Renan Cortez;
Yuri Moreira Avallone – propositura de Eduardo Sallum

Recebeu o título de “Cidadão Emérito de Tatuí”:

José Norbal de Moraes Marques – propositura de Eduardo Sallum

A saudação oficial do Legislativo aos homenageados foi feita pelo vereador Maurício Couto. Entre os homenageados, Adriana Afonso Oliveira (Drica) e Asafe Rafael Neves Villalpando fizeram uso da tribuna e falaram em nome de todos.

Adriana Afonso Oliveira agradeceu a homenagem e o reconhecimento. “Cheguei a Tatuí para ficar apenas um ano. E já estou há tanto tempo, que decidi não ir embora mais. A honra de receber o título de ‘Cidadã Tatuiana’ me enobrece, juntamente aos demais homenageados. Proporciona a alegria de poder representar uma cidade na qual acredito e certamente todos os homenageados também acreditam. É um orgulho. Sou artista, ativista e todas as coisas que aprendi com a minha vó foram baseadas na Bíblia. Aqui vou citar apenas o Criador, que diz assim: ‘Tudo o que você tinha antes era pouco, comparado ao que você ainda terá.’ Muito obrigado por esse título”, destacou.

Asafe Rafael Neves Villalpando igualmente fez agradecimentos. “Estou muito honrado, feliz e grato pela homenagem. Também tive momentos em que cogitei ir embora de Tatuí com a minha família, mas Deus não deixou, para que continuássemos aqui”, lembrou. Ele comentou ainda sobre amigos, família, trajetória na cidade, Conservatório, trabalho social e igreja. “Parabenizo a todos os homenageados e as suas histórias. Esse legado é algo que vai prevalecer, cada um na sua área de atuação. Isso é maravilhoso. Fico muito honrado com esse título e tem uma Cidadania que não troco por nada, que é a mais importante de todas, que o apóstolo Paulo escreve: ‘Nossa Cidadania, no entanto, vem do céu e é de lá que aguardamos ansiosamente a volta do nosso salvador, Jesus Cristo.’ A Ele toda a honra, glória e louvor pra sempre. Muito obrigado”, concluiu.

A exemplo do discurso de encerramento nas solenidades anteriores, o presidente da Câmara, vereador Eduardo Sallum, salientou o significado de “ser tatuiano”.

“Quando a Câmara Municipal outorga um título, tem um simbolismo muito forte, porque o Legislativo é o mais representativo entre os Poderes. O voto para a Câmara é proporcional, o que significa que não se joga nenhum voto fora. Então, diretamente, quem está outorgando esses títulos é o povo, por meio da sua representação na Câmara. Os homenageados não estão aqui à toa. Têm um significado muito importante para a nossa sociedade”, iniciou.

“Para mim, três palavras definem o que é ser tatuiano. Primeiramente o progresso, que está no nosso hino. Tatuí em 1900 tinha mais da metade da população da cidade de São Paulo. Uma das primeiras cidades a ter energia elétrica gratuita e a abolir a escravidão, bem antes da Lei Áurea, pois isso não fazia sentido numa cidade operária. Tatuí sempre foi a cidade do progresso e olhando pra frente”, destacou Eduardo Sallum.

“A segunda palavra que gosto muito é a cidade da música. Também da cultura. Juntas, elas são a manifestação da nossa alma, da liberdade, da expressão. Isso está na identidade do tatuiano”, comentou.

“Agora, a terceira palavra, a que eu gosto mais, é a ternura. Cidade do amor próximo, da caridade, da solidariedade, do altruísmo. Tatuí é a cidade da alteridade, que é se colocar no lugar do outro. Isso é uma das coisas mais difíceis que existem e estamos precisando muito nesse momento. Guerras, ódio, em nível nacional e internacional. É preciso usar esses conceitos que estão no DNA do tatuiano e continuar promovendo tudo isso. Essa é uma tarefa também para os novos ‘Cidadãos Tatuianos’. Se recebem o título hoje, é por que esses três conceitos estão cravados na história de vocês. Espero muito que continuem promovendo o progresso, a cultura, a liberdade e a ternura. Parabéns a todos”, finalizou o presidente.

Com a Sessão Solene do último dia 18, a Câmara de Tatuí realizou cinco solenidades em 2024, onde foram entregues 47 títulos de Cidadania.

Todas as Sessões Solenes de entregas dos títulos de Cidadania estão disponíveis nos canais oficiais da Câmara de Tatuí nos seguintes links:

TV Câmara: http://tvcamaraaovivo.net/camaratatui/
Youtube: https://www.youtube.com/@camaramunicipaldetatui2541