Sessão Solene de 10 de dezembro - homenageados e vereadores
Nos dias 10 e 11 de dezembro foram realizadas duas Sessões Solenes na Câmara de Tatuí, conduzidas pelo vereador Eduardo Sallum, presidente da Casa de Leis, para a entrega de 14 títulos de Cidadania. Os eventos reuniram autoridades e dezenas de pessoas, entre convidados dos homenageados e a comunidade local.
O título de “Cidadão Tatuiano” é entregue para pessoas que não nasceram em Tatuí, mas prestaram relevantes serviços ao município ou proporcionaram benefícios de ordem pública para a comunidade.
10 DE DEZEMBRO - Na solenidade de 10 de dezembro foram entregues 10 títulos de “Cidadania Tatuiana”.
Junto ao presidente da Câmara, compuseram a Mesa dos Trabalhos os vereadores Renan Cortez, Fábio Villa Nova e José Eduardo Morais Perbelini (Eduardinho). Igualmente integraram a Mesa, Christian Pereira de Camargo, governador do Distrito LC-2 do Lions Clube, e Mário Luiz Rodrigues da Costa, ex-presidente do Lions Clube e da APAE de Tatuí.
A solenidade teve a participação musical de Luiza Gaião, com voz e violão, que apresentou um repertório de músicas brasileiras e abrilhantou o evento.
Receberam os títulos de “Cidadão Tatuiano”:
Ariovaldo José Deliberali Belaz – propositura de Fábio Villa Nova
Eliege Miranda Monteiro da Silva – propositura de Levi Pinto Soares
Gustavo Martinez Regis – propositura de Levi Pinto Soares
Jardel Ribeiro de Barros – propositura de José Eduardo Morais Perbelini (Eduardinho)
João José Felício Júnior – propositura de Fábio Villa Nova
Marcelo Del Prette – propositura de Fábio Villa Nova
Maria Salete Pereira – propositura de Renan Cortez
Ricardo dos Santos – propositura de Fábio Villa Nova
Tiago Simões – propositura de Levi Pinto Soares
Valdinei Marcelino Mendes – propositura de Renan Cortez
A saudação oficial do Legislativo aos homenageados foi feita pelo vereador Renan Cortez. “Parabenizo os 10 homenageados. Importante salientar que para chegarmos a esta noite, nós enquanto vereadores, avaliamos todos os currículos. Todos foram chancelados e aprovados, legitimados por esta Casa. Parabéns pelas trajetórias e histórias. Não cabe nas folhas de papel tudo aquilo que foi vivido por vocês. Fica aqui a nossa gratidão. Que vocês continuem construindo e escrevendo histórias ainda mais bonitas desta noite em diante. Parabéns a todos”, disse o vereador.
Entre os homenageados, Ricardo dos Santos e Maria Salete Pereira fizeram uso da tribuna para falar em nome de todos.
Ricardo do Santos agradeceu e disse que estava muito feliz com a homenagem. “Tatuí é a cidade que hoje a gente carrega no coração. Todos os filhos foram criados aqui. É uma satisfação enorme chegar até onde cheguei, hoje como presidente do Lions Clube de Tatuí, que é referência. Tenho, realmente, que agradecer a Tatuí por tudo. Muito obrigado”, falou.
A professora Maria Salete Pereira agradeceu e parabenizou o evento. “Estou profundamente grata pela generosidade do vereador Renan Cortez ao indicar o meu nome como ‘Cidadã Tatuiana’. É com muito respeito e orgulho que vou honrar esse título. Expresso a minha gratidão aos demais vereadores pelo carinho e aprovação unânime. Todos os homenageados fizeram e fazem algum bem para a nossa cidade. E o bem sempre vence. A gente se doa sem cobrar. É preciso confiar e determinar o cuidado para com os outros. Agradeço aos meus familiares, às minhas irmãs pela paciência comigo e por estarem com a minha mãe. E que Deus abençoe a todos”, comentou.
11 DE DEZEMBRO - Na solenidade de 11 de dezembro foram entregues quatro títulos de “Cidadania Tatuiana”.
Além do presidente da Câmara, compuseram a Mesa dos Trabalhos os vereadores João Eder Alves Miguel e Levi Pinto Soares, juntamente com Kelvin Morais, vereador eleito para a próxima Legislatura, e o ex-vereador Job dos Passos Miguel. Integraram a Mesa, igualmente, Fátima Rodrigues, coordenadora e diretora da subsede APEOESP de Tatuí, e Terezinha Antunes Quevedo Jamoul, diretora do Sindicato dos Servidores Públicos de Tatuí.
A solenidade teve a participação musical do “Quarteto Madalena”, formado pelos músicos Arthur Miranda (violino), Abraham Perez (violino), Ingrid Quintana (viola) e Vinicius Silveira (violoncelo), com um repertório que encantou a todos, incluindo as músicas Adeste Fidelis, Canon de Pachelbel e Aquarela do Brasil.
Receberam os títulos de “Cidadão Tatuiano”:
Anderson Tadeu Perretti (Diácono Tadeu) – propositura de João Eder Alves Miguel
Kaue Moraes de Oliveira – propositura de João Eder Alves Miguel
Maria Izabel Azevedo Noronha (Deputada estadual Professora Bebel) – propositura de Eduardo Sallum
Tatiane Ribeiro de Menezes – propositura de João Eder Alves Miguel
A deputada Professora Bebel também foi homenageada por entidades tatuianas que ela apoiou por meio do seu mandato na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Os certificados de agradecimento foram entregues por representantes do Lar Donato Flores, Casa do Bom Menino, Movimento Popular Praxis, APEOESP (subsede de Tatuí), APAE, Sindicato dos Servidores Públicos de Tatuí e Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos”.
A saudação oficial do Legislativo aos homenageados foi feita pelo vereador João Eder Alves Miguel. “Justíssima homenagem que estão recebendo nesta noite. Tatuí recebe quatro novos cidadãos. Algo que me chamou a atenção durante a leitura dos currículos, foi a emoção de vocês, certamente ao relembrarem os momentos narrados. Cada um construiu algo de muita relevância para o nosso município”, iniciou o vereador.
João Eder também direcionou sua fala individualmente aos homenageados, ressaltando as trajetórias de vida. “Ser tatuiano é ser resistente e ter na resiliência algo que mova a sua vida. Se tivessem desistido no meio do caminho, com certeza os olhos hoje marejados não seriam de gratidão pelo que viveram, mas de frustração pelo que não fizeram. Nunca desistir e sempre perseverar: esse é o sentido da vida. Que esse título seja o combustível para construírem ainda mais por Tatuí. É isso que o povo de Tatuí espera de cada um. Que Deus os abençoe”, finalizou.
Os quatro homenageados foram à tribuna para falar sobre o reconhecimento como “Cidadãos Tatuianos”.
Anderson Tadeu Perretti (Diácono Tadeu) iniciou agradecendo a Deus pelo dom da vida. “Agradeço também ao vereador João Eder e a esta Casa. Em Tatuí construí a minha família. Longos anos já dedicados a esta cidade e tenho muito ainda a fazer, sempre discretamente. Com muito carinho, principalmente, àquelas pessoas que mais necessitam”, salientou.
Em seguida, Kaue Moraes de Oliveira também agradeceu. “É uma imensa alegria estar aqui. Este ano foi de muitas conquistas. Estou muito emocionado. Agradeço, vou trabalhar muito por Tatuí e estarei à disposição de toda a população, mesmo não tendo sido eleito vereador. Que a nossa cidade cresça cada vez mais”, disse.
Tatiane Menezes falou sobre a emoção pela homenagem. “Agradeço por este momento especial. Estou lisonjeada e honrada. Vejo o meu esposo e meu filho, filho que conheci este ano. Estava na fila de adoção há sete anos. Se antes eu lutava e trabalhava pelos meus alunos, imaginem agora. É por eles e para eles. Muito obrigado. Só tenho gratidão. Que ano lindo. Muito obrigada. Deus abençoe a todos”, comentou.
A deputada estadual Professora Bebel também chegou emocionada à tribuna. “Dizem que sou durona, mas sou muito movida a emoção. Uma cerimônia de reconhecimento a cada um, com histórias lindas, que fazem jus ao título recebido hoje. Contribuíram muito com Tatuí e contribuirão. Assim como eu também quero contribuir ainda mais. Esse é o meu dever”, iniciou.
Ela relembrou diversos momentos da trajetória, desde a infância simples, até chegar à Assembleia Legislativa, ressaltando que como parlamentar, tem trabalhado para ajudar quem precisa. “Para que crianças e jovens possam fazer a diferença na sociedade. Se eu ficar anônima, não tem problema. Mas eles vão fazer história e eu farei parte da história deles”, enfatizou.
Em seguida, se dirigindo ao presidente da Câmara, Eduardo Sallum, ao agradecer a propositura e o empenho na aprovação do título, disse: “Não é falácia ou demagogia minha, pois você sabe que não sou demagoga. ‘Du’, se eu fosse nascer e crescer novamente, queria ser igual a você, sinceramente. Você é esperança e tem uma importância muito grande”, afirmou.
“Essa homenagem de hoje coroa mais um momento muito importante da minha vida. É um marco na minha vida, ser homenageada junto aos demais, e homenageada pelas entidades. É um reconhecimento e isso é muito grande para nós. Embora seja dever do político, fazer e não perguntar se teve ou não um ‘muito obrigado’. Agradeço a oportunidade de estar aqui, do fundo do meu coração”, falou.
A deputada encerrou a fala afirmando que vai lutar para que o Conservatório de Tatuí seja transformado numa política de Estado. “Não podemos ficar de ‘pires na mão’. Se a instituição forma jovens e se gente tão importante estudou aqui, tem que ser política de Estado. Temos que fazer disso a grande bandeira. Esse é o grande patrimônio de Tatuí. E como tatuiana, hoje tenho o dever de fazer”, finalizou.
Nas duas solenidades, o presidente da Câmara, vereador Eduardo Sallum, novamente deu destaque ao significado de “ser tatuiano”.
“A Câmara Municipal é a mais fidedigna representação da população, aquela que mais expressa a vontade popular. Não é à toa que essas honrarias às pessoas ilustres são concedidas pela Câmara. Quando recebem um título aprovado pela Câmara, estão recebendo um título do povo de Tatuí. A nossa mensagem é relacionada à expectativa do povo tatuiano em relação aos novos cidadãos. Para mim, são três palavras que definem o tatuiano”, iniciou.
“Primeiramente o progresso. Está no nosso hino. Uma cidade que em 1900 tinha mais da metade da população da cidade de São Paulo. Uma das primeiras a ter energia elétrica gratuita e a abolir a escravidão, muito antes da Lei Aurea, pois isso não fazia sentido numa cidade operária. E uma cidade que cuidou dos operários com o médico Emílio Ribas. Então Tatuí é a cidade do progresso”, afirmou Eduardo Sallum.
“É também a cidade da música, da cultura e da liberdade. Das bandas operárias desde o fim do século 19, já antes do Conservatório. Uma das primeiras localidades brasileiras a ter teatro e cinema. A música, a cultura e a expressão artística libertam a nossa alma. E Tatuí, portanto, é também a cidade da expressão. Isso é cravado na identidade do tatuiano”, salientou.
“Mas a principal característica que faz o tatuiano é a ternura. A palavra que eu mais gosto. Porque expressa, como está no hino, a história de Chico Pereira e a caridade. Todos os homenageados fizeram algo ao próximo. Que vocês continuem devolvendo algo de bom para o próximo, colocando em primeiro lugar a caridade. O amor ao próximo, a solidariedade, a caridade e a alteridade. Olhar para o outro e se colocar no lugar do outro. Vocês estão sendo homenageados, porque merecem esses adjetivos que todo tatuiano carrega em si. Que continuem representando tudo isso na trajetória de vocês daqui pra frente. Parabéns a todos”, concluiu o presidente.
As Sessões Solenes de entregas dos Títulos de Cidadania estão disponíveis nos canais oficiais da Câmara de Tatuí nos seguintes links:
TV Câmara: http://tvcamaraaovivo.net/camaratatui/
Youtube: https://www.youtube.com/@camaramunicipaldetatui2541
Sessão Solene de 11 de dezembro - homenageados e vereadores