Sessão Solene 04 12 3

Em parceria com o psicanalista Yuri Avallone, na última quarta-feira (4) a Câmara Municipal de Tatuí realizou uma Sessão Solene sobre o combate à depressão e promoção da saúde mental, por meio da apresentação do "Programa Cuidando de Você". Conduzido pelo vereador Eduardo Sallum, presidente da Câmara, o evento homenageou oito profissionais que estão atualmente entre os apoiadores da iniciativa.

A solenidade reuniu mais de cem pessoas, entre convidados dos homenageados e a comunidade local, incluindo professores, estudantes da área da Saúde, profissionais da Saúde e Educação, representantes de Conselhos Municipais, psicólogos e terapeutas. Junto ao presidente, compuseram a Mesa dos Trabalhos o vereador eleito para a Legislatura 2025-2028, Kelvin Morais, o psicanalista Yuri Avallone, a diretora do Sindicato dos Servidores Públicos de Tatuí, Terezinha Antunes Quevedo Jamoul, a diretora do SindiSaúde, Cintia Lopes de Oliveira, e a diretora-presidente da Casa Unimed, Thaís Aguiar Pavanello.

Receberam as homenagens entregues pelo presidente da Câmara, Eduardo Sallum, e pelo psicanalista Yuri Avallone:

Adriana Cooliver – proprietária do Espaço Ânimo Zen
Anderson Luiz de Souza – diretor da FATEC Tatuí, representado pela professora Patrícia Gláucia Moreno
Elaine Cristina Ricci – professora do cursinho pré-vestibular “Prof. Carlão” - Movimento Popular Práxis
Elisângela da Costa Cecílio – secretária municipal de Educação
Lidyane de Oliveira Santos – sócia-proprietária do Espaço de Saúde Metamorfose
Sandra Lya Fiori – presidente da APODET
Vanderlei do Passos – comandante da Guarda Civil Municipal, representado pelo inspetor Luiz Antonio de Moraes
Willian Kissel – diretor-geral da Neo Parts Ltda.

O evento também contou com uma palestra ministrada por Yuri Avallone, como forma de prestação de contas sobre as ações do "Programa Cuidando de Você" em órgãos públicos e na iniciativa privada.

“É preciso entender a importância de conversar e dialogar, enquanto sociedade, sobre a questão da saúde mental nos nossos dias. A pandemia nos deixou uma epidemia de transtornos relacionados à saúde mental e o debate sobre o tema é fundamental”, comentou o presidente da Câmara, Eduardo Sallum.

Ainda de acordo com Sallum, o papel do Poder Público é essencial. “A gente vem de uma cultura, de um histórico, onde a saúde mental e os transtornos eram tratados com tabu, como se fossem coisas malignas, o que causou empecilhos, historicamente, para tratar isso como saúde pública. É relativamente recente a atuação do Poder Público em se preocupar de fato com isso e construir legislação sobre a questão”, explicou.

Thaís Aguiar Pavanello foi à tribuna e falou sobre a atuação da Casa Unimed. “Trabalhamos com uma demanda bem delicada, que são os jovens de 14 a 24 anos, em situação de vulnerabilidade, que se encontram adoecidos mentalmente. Carregamos as sequelas da pandemia. Vários adolescentes que atendemos, desencadearam transtornos mentais, como depressão, ansiedade, síndrome do pânico, borderline e ideias suicidas”, disse. Ela ainda destacou o comprometimento em seguir apoiando o programa que é “tão necessário e pertinente para a nossa população”.

A diretora do Sindicato dos Servidores Públicos de Tatuí, Terezinha Antunes Quevedo Jamoul, afirmou que a depressão é um assunto de grande importância para a sociedade, especialmente no serviço público. “Somos gente que cuida de gente. Sempre tivemos casos de depressão e ansiedade, mas a pandemia veio pra derrubar a mente dos servidores. Eles adoeceram bastante após esse período. A cada dia que passa, as pessoas estão adoecendo no geral. E o servidor público é aquele que cuida do outro. Então, em qualquer área que esteja, ele precisa estar bem. Por isso deve ser muito bem amparado”, ressaltou.

O vereador eleito para a Legislatura 2025-2028, Kelvin Morais, lembrou que o trabalho da presidência da Câmara de Tatuí nos últimos dois anos fez um esforço com ações que envolvessem a sociedade civil, os sindicatos, as associações e o Poder Executivo. “Isso tudo para trazer as pessoas até a Câmara Municipal. A população deve participar e ocupar esse espaço. Parabenizo o Yuri e a todas as entidades presentes, pela dedicação e coragem para enfrentar esse assunto”, disse.

Elisângela da Costa Cecílio, secretária municipal da Educação, representou os homenageados do Poder Público. “Parabenizo o Yuri pelo trabalho e tudo o que está fazendo pelas pessoas. A pandemia mexeu muito com todos nós. Tenho em torno de 16 mil pessoas na Secretaria da Educação que dependem de um ‘sim’ ou ‘não’. Na época da pandemia eu era supervisora, não podíamos parar de trabalhar e sim, sempre nos preocupando com as pessoas. A pandemia passou, mas ficaram as sequelas”, lembrou.

“A correria da vida atual, onde a gente nem sempre tem tempo de se sentar, olhar nos olhos do outro, conversar, tem impactado muito na vida e na saúde mental das pessoas. Dentro da Educação não tenho palavras para agradecer ao Yuri. É um projeto que precisa expandir no município. Precisamos estar unidos para cuidar melhor da gente. Ter esse equilíbrio e maturidade emocional para vivermos no mundo de hoje”, finalizou a secretária de Educação.

Elaine Cristina Ricci, professora do cursinho pré-vestibular “Prof. Carlão”, representou os homenageados do terceiro setor. “Antes da pandemia já era uma preocupação nossa a questão emocional dos jovens. Então, precisávamos ter algum trabalho para entender esses jovens, de onde eles vêm, quais as expectativas deles. O Yuri veio para nos ajudar. Se a gente não conversa com os alunos do cursinho, e não cria elos, eles desistem, vão embora e não falam o motivo. Simplesmente vão embora. Estamos sempre nessa luta de trazer pra perto e espero continuar nessa parceria”, falou.

Willian Kissel, diretor-geral da Neo Parts, representou os homenageados da iniciativa privada. “Importante ressaltar o esforço do Yuri por ‘tocar’ o projeto, pelos números alcançados e as vidas salvas. Ficou muito evidente isso na pandemia, como já foi falado, e na indústria também. Tivemos situações delicadas que acompanhamos e tem muita gente sofrendo calada. O momento da pandemia deixou mais visível a importância desse trabalho. Na indústria, as máquinas não funcionam sem as pessoas. As pessoas são o nosso bem mais precioso. E a indústria é um ponto de apoio onde as pessoas se socializam”, afirmou.

Sandra Lya Fiori, da APODET, lembrou que, muitas vezes por causa da correria, as pessoas não têm tempo para se sentar e conversar. “Perguntar pro outro: ‘Como você está?’ As pessoas passam desapercebidas. Quando o Yuri foi fazer esse trabalho na APODET, mudou aquele lugar. E os atendimentos aos assistidos também mudaram. As pessoas com deficiência têm muitas situações que precisam tratadas. Alguém que sente ao lado e escute o que elas têm vivido. Isso é fantástico e tem mudado a associação. As pessoas que estão chegando têm sido abençoadas pela vida do nosso querido Yuri. E esse trabalho precisa entrar em muitos outros lugares”, enfatizou.

Yuri Avallone ministrou a palestra “Programa Cuidando de Você - Reduzindo a depressão através da educação emocional e socioemocional”. De acordo com as informações apresentadas, o número de suicídios chega a cerca de 1 milhão no mundo anualmente e cerca de 14 mil no Brasil. Entre 2000 e 2019 aumentou em 57% o número de casos de suicídios no Brasil, conforme o DATASUS. E entre 2013 e 2019, o número de casos de depressão no Brasil aumentou 34%, conforme o IBGE.

O “Programa Cuidando de Você” foi elaborado com foco na realidade de Tatuí, trabalhando as áreas de Educação e Saúde, sendo fundamentado na cartilha Live Life 2021 da Organização Mundial de Saúde (OMS). A prevenção é o melhor caminho. A educação é a melhor ferramenta. Ainda durante a apresentação, Yuri Avallone mostrou um balanço sobre as ações realizadas em 2024, sendo 311 horas direcionadas ao programa e 2.756 pessoas diretamente impactadas. Em dois anos e oito meses, foram 9.328 vidas diretamente impactadas. A expectativa para 2025 é a presença da iniciativa nos bairros e a criação de grupo para mães de pessoas em situação de vulnerabilidade emocional.

Yuri Avallone destacou que o acesso à saúde mental é direito de todos. “Hoje tenho a grande alegria em poder compartilhar conquistas, aprendizados e histórias que evidenciam a importância de olhar para a saúde mental com a seriedade que ela merece. Iniciativas como essa, mostram que é possível criar redes de apoio, esperança e transformação. Esse trabalho é de todos nós, construído por muitas mãos. Espero que essa noite seja inspiradora e que os resultados apresentados sejam um testemunho do impacto que podemos causar quando nos unimos por uma causa maior”, apresentou o psicanalista.

De acordo com o profissional, o “Programa Cuidando de Você” é sobre pessoas, história e futuro. “Tem como objetivo atender a primeira ponta, em que a pessoa já está em tentativa de suicídio, em desespero, em dor extrema. Perdeu a esperança. Ela não quer acabar com a vida, mas sim com aquela dor muito grande. É onde está a emergência. E a outra ponta é a Educação, que é a base de tudo numa sociedade. Aí entram as palestras, que levam as ferramentas que o ser humano pode usar no dia a dia. Pequenas ferramentas, pequenas mudanças de hábitos, pois o ser humano é composto por bons e maus hábitos”, relatou.

Yuri Avallone também afirmou que o próximo passo é transformar o “Programa Cuidando de Você” em uma política pública pioneira. “Fazer de Tatuí a primeira cidade do Brasil a implementar uma iniciativa dessa magnitude, reforçando o compromisso com a saúde mental e a prevenção ao suicídio. Estamos construindo um futuro onde cuidar da vida será sempre prioridade”, concluiu o psicanalista.

A Sessão Solene está disponível nos canais oficiais da Câmara de Tatuí nos seguintes links:
TV Câmara: http://tvcamaraaovivo.net/camaratatui/
Youtube: https://www.youtube.com/@camaramunicipaldetatui2541