A vereadora Gabriela Xavier foi à tribuna na Sessão Ordinária da última segunda-feira (2), onde abordou sobre ameaças de morte a uma protetora de animais de Tatuí. Ela também apresentou demandas relacionadas à causa animal e agradeceu a Moção de Aplausos e Congratulações 485/2024, de autoria do vereador Eduardinho, feita em homenagem a ela.
Gabriela Xavier iniciou abordando sobre o Gatil Municipal. “A gente sabe que em breve, se Deus quiser, os gatos terão um ‘lugarzinho’ digno. Castração sempre será a solução, mas os gatos que já existem não merecem viver nas ruas. Então, fui visitar o gatil e em breve ficará pronto. Vai ser criado um espaço para gatos que são portadores das doenças FIV e FeLV. Para quem não sabe, são doenças transmissíveis apenas para outros gatos. E eu quero saber qual será o tamanho do local reservado para esses gatos e quantos gatos esse espaço poderá acomodar? Pois esses gatos dificilmente serão adotados. Eu tenho um gatil com gatos FeLV. Se até mesmo para os saudáveis já é difícil, imaginem esses que são portadores das doenças? Existe um preconceito. Gostaria de saber o tamanho, pois como eles vão passar a vida toda lá, precisa ser um lugar grande para eles viverem bem e com qualidade de vida”, explicou.
“Como o vereador Marquinho falou sobre o Hospital Veterinário, em breve, se Deus quiser, vamos ter sim. Hoje temos a UBS Animal, que é para os primeiros atendimentos. E vamos ter esse hospital, que é uma emenda do deputado estadual Rafael Saraiva, que inclusive está destinando emendas para ONGs. As ONGs que quiserem participar, devem se inscrever e serão votadas. Esse deputado tem feito um ótimo trabalho em prol da causa animal. Nossa cidade também será beneficiada. Agradeço o vereador Marquinho por ver o quanto a causa animal tem avançado”, comemorou a vereadora.
Na sequência, ela falou sobre ameaças de morte recebidas por uma protetora de animais. “Coisa desagradável que aconteceu em nossa cidade e presto o meu apoio. A protetora Eny sofreu ameaças gravíssimas. É triste ver o que a política faz. Uma pessoa ligou pra ela, falando que ia cortar o pescoço, palavras muito fortes. Ela já fez o boletim de ocorrência. Agradeço o delegado que deu a atenção. Como é triste ver a causa animal tendo pessoas querendo denegrir a imagem de outras e ainda com ameaças. Ameaçaram também os filhos dela. Criaram até um ‘grupinho’, coisa ridícula, de piadas, ofensas, falando mal de outras protetoras. Não têm o que fazer, então acham mais fácil criar piadinhas”, comentou Gabriela Xavier.
Nesse momento encerrou o tempo da vereadora. O vereador Marquinho de Abreu presidia a Sessão e concedeu a prorrogação para a conclusão da fala, mas a vereadora foi interrompida por manifestações na plateia. Entre o público que se manifestou, estava a munícipe Siulsan Katy Bueno Suzuki Garcia, presidente da Associação Protetora dos Animais de Tatuí - “Pró-Animal”, que minutos antes havia utilizado a tribuna.
Marquinho de Abreu orientou a plateia a não se manifestar durante as falas dos vereadores e, se dirigindo à munícipe, disse: “A senhora não pode se manifestar. A senhora já falou o que queria falar. Faça o favor de se conter. A senhora falou o que queria falar aqui em cima. E agora a vereadora Gabriela Xavier, que foi eleita pela nossa população, vai falar. Faça o favor de respeitar a vereadora Gabriela Xavier.”
Gabriela Xavier afirmou que ficaria até mais tarde se precisasse e lamentou a falta de respeito. “Veio ‘causar’ na Câmara. Gosta de ‘causar’ em rede social. É uma falta de respeito o que a senhora está fazendo aqui. A senhora está desrespeitando a Câmara Municipal. A senhora veio aqui pra causar discórdia”, salientou a vereadora.
O presidente da Câmara, Eduardo Sallum, retornou ao plenário e à presidência da Sessão, e pediu para todos pararem. “Vamos tratar com ordem aqui. A vereadora Gabriela Xavier vai concluir a fala. Nós vamos ouvir a vereadora. A gente não permite manifestação durante a fala de qualquer vereador. Depois da fala, podem se pronunciar sem problema, senão vou ter que suspender a Sessão. Eu estava na Secretaria tentando agilizar os projetos para serem votados em Sessão Extraordinária. Geralmente deixo os vereadores terminarem o pronunciamento. Eu não estava na fala da vereadora Cintia, mas todas as vezes deixei terminar o pronunciamento. Então, vamos baixar um pouco os ânimos para que a gente consiga fazer essa Sessão ordeira e todos tenham a garantia da sua expressão, que é o que estamos garantindo aqui, principalmente os vereadores na tribuna”, apaziguou o presidente.
A vereadora Gabriela Xavier retomou a fala, onde reiterou sobre a falta de respeito. “Teve o tempo de 10 minutos para falar e não interrompi em nenhum momento. E agora corta a minha fala. Que falta de respeito. Sobre a vacina, respondendo a senhora que citou o meu nome, a vacina não deixou de ser entregue e os animais vacinados. Basta ir até o setor de Zoonoses e os animais serão vacinados. Na semana passada apresentei um Requerimento pedindo ao setor de Zoonoses da Prefeitura para divulgar que a vacinação está sendo lá. Mas a vacinação não parou. É até melhor, pois quantos gatos escaparam nas vacinações na rua. Acho ótimo ser num local fechado. Parabenizo o setor de Zoonoses e a Prefeitura por fazer dessa forma agora. Muitos animais estarão seguros”, concluiu a vereadora.