Vereador também falou sobre creches, Base do SAMU e pediu apoio a mais projetos esportivos
O vereador João Eder foi à tribuna na Sessão Ordinária da última segunda-feira (25), onde destacou reivindicações sobre a área rural e o Conservatório de Tatuí. Durante a sua fala também abordou questões sobre creches, a Base do SAMU, parabenizou os atletas homenageados e pediu o apoio do Poder Público a mais projetos esportivos.
“Na última semana recebi algumas reclamações dos moradores do Congonhal a respeito das luminárias queimadas. Tentei fazer contato com a empresa responsável, porém fomos informados de que na zona rural não é possível abrir as ocorrências, em virtude da não existência do número predial, o que nos causou preocupação. A população da zona rural merece o atendimento também a esse serviço público e inclusive muitos bairros ainda são desassistidos de iluminação pública. Alguns não têm, e onde tem, quando queima, há dificuldade para a substituição. Estamos levando ao conhecimento da Prefeitura sobre isso e pedindo providências a respeito. O Congonhal é afetado, também o Rio das Pedras, locais onde pedimos a expansão da iluminação pública”, iniciou o vereador.
“Ainda a respeito da zona rural, tratamos sobre a segurança da escola do bairro dos Mirandas e a possibilidade de lombadas, para que exista o acesso seguro ao bairro Bambuzal, ali próximo ao bairro da Americana”, completou.
João Eder também destacou Requerimentos com demandas sobre as creches do município. “Temos enfrentado uma grande dificuldade em relação ao acesso das crianças às creches, especialmente de zero aos três anos de idade. Pedimos esclarecimentos à Prefeitura sobre o número de vagas que foram ofertadas ao longo desse ano e fizemos uma proposta para que a Prefeitura crie um calendário de divulgação a partir de 2025, apontando quando teremos listas de vagas em creche. Neste ano tivemos nos meses de janeiro e abril, mas depois não tivemos mais. E não há sequer previsão em relação a quando será a próxima lista. Isso causa uma apreensão muito grande, principalmente aos pais que hoje precisam trabalhar e dependem desse apoio do Poder Público para dar sequência à sua vida laboral”, explicou.
O vereador questionou ainda sobre a situação da Base do SAMU. “Sabemos que tem sido bastante afetada por conta das chuvas. Foi necessária a remoção dos profissionais e das ambulâncias do espaço. Aqui questionamos a Prefeitura quando efetivamente o espaço da nova Base do SAMU, que já vem sendo tratado há algum tempo, terá as obras iniciadas”, pontuou.
Na sequência, João Eder falou sobre um Requerimento assinado em conjunto com os vereadores Maurício Couto, Cíntia Yamamoto, Márcio do Santa Rita e Pepinho, relacionado à situação do Conservatório de Tatuí. “A notícia que nós tivemos em relação à limitação da idade até os 25 anos para ingresso nos cursos do Conservatório. Temos assistido a um processo já muito debatido nesta Casa, de desmonte do Conservatório de Tatuí. Esse é mais um passo preocupante em relação à impossibilidade de que mais pessoas façam parte daquele ambiente. Pessoas com mais de 25 anos não poderão mais entrar nos cursos. Isso é muito preocupante e nós, enquanto Câmara Municipal, temos que nos movimentar para combater situações como essa”, ressaltou.
“Temos a exposição lembrando os 70 anos do Conservatório de Tatuí, porém existe em paralelo um movimento silencioso que tende a diminuir o número de alunos e limitar o ingresso, o que inclusive vai contra a Constituição e a democracia, que garantem o amplo acesso e o direito de todos frequentarem o ambiente público. Nós questionamos a Sustenidos em relação a isso, pois é algo muito importante”, comentou o vereador
“Também, em nome do Diego Barros, cumprimento a todos os homenageados, o ‘Bom de Bola’ nessa noite. E a nossa judoca, que tenha muito sucesso na sua caminhada. E faço um pedido, para que o mesmo empenho dado no apoio ao projeto ‘Bom de Bola’, que é muito legal e realmente merece, seja dado a outras tantas iniciativas do nosso município. Vejo aqui o Kauê, grande amigo que inclusive recebeu o título de ‘Cidadão Tatuiano’ na Sessão Extraordinária que tivemos há pouco, e faz um projeto com os meninos do Jardim Lírio. O Daniel Barros que estava aqui e faz um projeto lindo com os meninos do Rosa Garcia. Eles também precisam desse apoio do Poder Público, pois o esporte garante a cidadania e um futuro melhor para as crianças do nosso município”, concluiu João Eder.