DEVOLUCAO CAMARA RED

Na segunda-feira, dia 14 de dezembro, durante a sessão da Câmara Municipal de Tatuí, o presidente da Casa de Leis, vereador Antonio Marcos de Abreu, anunciou a devolução de R$ 1.150.000,00 aos cofres públicos municipais, proveniente dos recursos financeiros do Legislativo para o ano de 2020. Essa devolução ocorreu na terça-feira, dia 15, no Paço Municipal, na presença da prefeita Maria José Vieira de Camargo e dos vereadores Antonio Marcos e Rodnei Rocha. Este último trabalha pelas causas das pessoas com deficiência e pediu para que parte do recurso fosse direcionado a esta área. O montante de R$ 1 milhão será utilizado para o pagamento do 13º salário dos funcionários da Santa Casa de Misericórdia de Tatuí e o restante, R$ 150 mil, na aquisição de equipamentos para serviços do Centro Integrado de Reabilitação (CIR) e órteses, próteses e meios de locomoção (OPMs) do Departamento da Pessoa Com Deficiência e Mobilidade Reduzida. A prefeita agradeceu por esta devolução dos recursos, possível em virtude da economia feita pelo Poder Legislativo ao longo do ano. Em sessão extraordinária, realizada após a reunião semanal, os vereadores aprovaram dois projetos de lei de autoria do Legislativo e seis projetos de decreto legislativo, que outorgam títulos honoríficos. Inicialmente, foi aprovada, por maioria de votos, propositura assinada pelo vereador Antonio Marcos de Abreu, alterando a redação da Lei Municipal nº 4.677/2012, que dispõe sobre a denominação de vias, logradouros e edifícios públicos no município. A principal alteração do projeto é a revogação do artigo 6º da lei, que veda homenagear com denominação pessoas, datas ou fatos históricos em vias, logradouros e edifícios públicos que já tenham sido anteriormente homenageados. A seguir foi aprovado projeto do vereador Alexandre de Jesus Bossolan, que institui em Tatuí a Campanha “Paciente Cidadão”, a ser promovida anualmente, em junho, pela Secretaria Municipal de Saúde, para conscientização dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) sobre a importância de comunicar imediatamente a impossibilidade de comparecer à consulta médica na rede pública de saúde. O vereador lembra que a falta nas consultas prejudica outros pacientes que estão na fila de espera, além de gerar desperdício de recursos públicos e acarretar demora na marcação de uma nova consulta. Na sequência, foram aprovados projetos de decreto legislativo, que concedem títulos de “Cidadania Tatuiana” para Murilo Lourenço Gaiotto, Iran Aceone Lopes da Silva e Jair Pontes (todos de autoria do vereador Ronaldo José da Mota), Abilene Dantas Ferreira de Oliveira e Giovanni Francesco Guarnieri (ambos de autoria do vereador João Éder Alves Miguel) e Maria Coelho de Camargo (autoria do vereador Nilto José Alves).