QUESTOES DE SAUDE RED

Dia 30 de novembro, não houve discussão e votação de projetos de lei na sessão da Câmara Municipal. Os vereadores debateram requerimentos da pauta, com assuntos referentes à área de saúde e destaque para a Santa Casa de Misericórdia de Tatuí. O vereador Rodnei Rocha (PSL) comentou requerimento de sua autoria, onde pede para que se verifique a possibilidade de destinar verba, via emenda parlamentar, para custear construções de um poço artesiano e usina de oxigênio medicinal e instalar energia solar fotovoltaica no hospital tatuiano. Rocha fez este pedido considerando informações obtidas pela Comissão Especial de Inquérito (CEI da Santa Casa). O parlamentar entende que o investimento nessas benfeitorias seria crucial para fins de redução de gastos e manutenção da casa de saúde. O vereador disse ainda que, “é o momento da população, dos políticos e dos empresários da cidade unirem forças para manter esse bem, que é a Santa Casa de Tatuí”. O vereador Antonio Marcos de Abreu (PSDB) comentou requerimento de sua autoria, onde pede à diretora técnica da Santa Casa, Drª Maria Laura Lavorato Matias, para informar quais são os convênios atendidos pelas equipes médicas dentro do hospital. Marquinho de Abreu lembra que “convênios são essenciais” para o funcionamento da casa de saúde. O vereador disse as medidas para permitir atendimento de convênios devem ser tomadas com urgência. A edilidade debateu ainda serviços de atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). O parlamentar Eduardo Dade Sallum (PT) pede ao Poder Executivo para responder, através do setor competente, com qual frequência e de que forma é feita a fiscalização dos serviços prestados naquela unidade, em razão de suposta demora que estaria ocorrendo no atendimento de pacientes. E o vereador Antonio Marcos pergunta ao Executivo como são feitos os encaminhamentos para as especialidades médicas de pacientes ali atendidos. Abreu quer saber ainda, no documento, se os médicos estão emitindo guias e de forma é realizado este procedimento.