SES3820

Na segunda-feira, dia 3 de agosto, a Câmara Municipal de Tatuí retomou as sessões presenciais com os vereadores, após um período de reuniões pelo Sistema de Deliberação Remota (SDR), como medida de controle da pandemia de Covid-19. As cadeiras dos parlamentares ganharam uma nova configuração no plenário, respeitando o distanciamento recomendado pelas autoridades de saúde. As sessões ainda não estão abertas ao público, que pode acompanhar os trabalhos ao vivo na “TV Câmara”, acessada através deste site. Na última semana, o presidente da Casa de Leis, vereador Antonio Marcos de Abreu, expediu novo ato, mantendo até o dia 31 de agosto todas as disposições contidas no ato da Mesa nº 009/20, de 16 de março de 2020, que tratam das regras e procedimentos para a prevenção à infecção e propagação da Covid-19 no âmbito da Câmara Municipal e do cumprimento de todas as medidas de segurança e higiene preconizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Nesta primeira reunião presencial, não houve discussão e votação de projetos de lei. A edilidade comentou indicações, requerimentos e moções contidas na pauta. Entre os assuntos debatidos, o vereador Antonio Marcos comentou requerimento de sua autoria, dirigido ao Governo Federal e Ministério da Cidadania, onde questiona quais medidas estão sendo e serão tomadas, em face de recebimentos ilegais do auxílio emergencial, concedido durante a pandemia do novo coronavírus. O vereador Alexandre de Jesus Bossolan apresenta perguntas referentes à área de saúde do município. Ele deseja saber quantos fisioterapeutas atendem no Sistema Único de Saúde (SUS) em Tatuí e se está prevista a realização de concurso público para médico nefrologista, enfermeiros e demais profissionais que atuarão no Centro de Hemodiálise. O vereador Rodnei Rocha questiona o andamento de projetos que tratam da redução do número de vereadores e do subsídio dos parlamentares. E o parlamentar Eduardo Dade Sallum pergunta se está no planejamento da atual gestão instalar uma casa de acolhimento para as mulheres vítimas de violência doméstica em Tatuí.