PROJE5

Na segunda-feira, dia 27 de julho, na sessão ordinária da Câmara de Tatuí, realizada por videoconferência e presidida pelo vereador Antonio Marcos de Abreu, a edilidade acatou, pela maioria de votos, três recursos ordinários apresentados ao Plenário, dentro do que dispõe o artigo 71-A do Regimento Interno, referentes a três projetos de lei, que haviam recebido pareceres desfavoráveis da Comissão de Constituição, Justiça e Redação. Dois projetos são de autoria do vereador Eduardo Dade Sallum e um de autoria do parlamentar Ronaldo José da Mota. Com a votação favorável aos recursos, essas proposituras retornam às comissões legislativas e seguem em tramitação na Câmara, até que voltem ao Plenário, para discussão e votação da edilidade. Um dos projetos do vereador Eduardo Sallum institui, no âmbito do município, o projeto “Esporte na Escola”. O outro projeto dispõe sobre a garantia do atendimento humanizado à gestante, à parturiente e à mulher em estado puerperal e em situação de "abortamento", para prevenção da violência obstétrica no município de Tatuí – Lei do Parto com Dignidade. O projeto do parlamentar Ronaldo Mota dispõe sobre a obrigação dos estabelecimentos comerciais em geral, que mantém porta aberta ao público no município de Tatuí, fornecerem água potável e filtrada gratuitamente a seus clientes. Os vereadores apresentaram ainda, nesta sessão, diversas indicações, requerimentos e moções. Entre as moções, estão duas de aplausos e congratulações à Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Tatuí, apresentadas pelos vereadores Antonio Marcos de Abreu e Eduardo Dade Sallum, pelo projeto de desenvolvimento de ventiladores pulmonares de baixo custo, para auxiliar os hospitais da região no combate à pandemia do novo coronavírus. O parlamentar Antonio Marcos apresenta também uma moção de aplausos ao Poder Judiciário de Tatuí, na pessoa do Dr. Marcelo Nalesso Salmaso, juiz da Vara do Juizado Especial Cível e Criminal e coordenador do núcleo de Justiça Restaurativa, pela participação no importante projeto da Faculdade de Tecnologia. O vereador Alexandre de Jesus Bossolan apresentou vários requerimentos referentes à pandemia de Covid-19. Um deles pergunta ao Executivo os índices de denúncias e demandas sobre a violência doméstica durante este período de isolamento social provocado pela pandemia. O parlamentar deseja saber qual é o tempo, em média, que a mulher vítima de violência recebe resposta do serviço de proteção e quais são as políticas públicas direcionadas à mulher no município.