COVISESSA

A pandemia de Covid-19 continua a pautar matérias nas sessões da Câmara Municipal de Tatuí. Na reunião da segunda-feira, dia 20 de julho, por deliberação remota, os vereadores apresentaram várias indicações, requerimentos e moções sobre o assunto. Entre essas matérias, o vereador Alexandre de Jesus Bossolan indica a necessidade de concessão do adicional de insalubridade em grau máximo aos servidores públicos municipais que atuam na linha de frente do combate ao coronavírus em Tatuí. O parlamentar Ronaldo José da Mota comentou seu requerimento, onde pergunta ao Poder Executivo quais os cursos de qualificação disponíveis para os cidadãos recentemente demitidos das empresas em Tatuí, em razão da pandemia. O vereador Joaquim Amado Quevedo pede informações sobre o montante recebido pela Prefeitura Municipal dos Governos Federal e Estadual, através de emendas parlamentares e outros recursos, para as ações de combate à pandemia de Covid-19. O parlamentar Alexandre Bossolan, da mesma forma, pergunta sobre emendas parlamentares federais destinadas à área da saúde de Tatuí em 2020. O vereador Eduardo Dade Sallum deseja saber se está no planejamento da atual gestão realizar uma ampla testagem dos cidadãos que trabalham nos serviços essenciais e questiona se tem sido realizada testagem e acompanhamento de servidores públicos municipais que atuam na linha de frente de combate à pandemia de Covid-19. O parlamentar Antonio Marcos de Abreu pergunta sobre os protocolos de saúde utilizados para o tratamento da Covid-19 em Tatuí e o vereador Bossolan, requer informações sobre o número de leitos ocupados em UTIs e de respiradores para atendimento aos internados, em caso de agravamento de seus quadros de saúde. O parlamentar José Carlos Ventura requer informações sobre a possibilidade de notificar a empresa responsável pelo transporte coletivo urbano, para que esta disponibilize álcool em gel nos ônibus. O parlamentar Alexandre Grandino Teles, por sua vez, apresentou mais uma série de moções de agradecimento aos profissionais de saúde que fazem parte da equipe de suporte no combate da Covid-19. As moções são dirigidas aos funcionários da saúde e órgãos de saúde do município, como a Santa Casa de Misericórdia, Centro Municipal de Especialidades Médicas (CEMEM), Assistência Farmacêutica, Pronto Socorro Municipal, Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica e as Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros de Tatuí. Além das matérias que se referem à Covid-19, o vereador Bossolan pergunta se existe previsão para o funcionamento do centro de hemodiálise em Tatuí e o vereador João Éder indica a necessidade de contatar hospitais e clínicas que possam atender os pacientes tatuianos na fila de espera para iniciar o tratamento de hemodiálise. O vereador Antonio Marcos comentou mais dois requerimentos de sua autoria. Em um deles, pergunta ao Executivo quais os materiais e equipamentos comprados com a devolução de receita da Câmara Municipal, no valor de R$ 200 mil, para a Guarda Municipal. O parlamentar questiona ainda sobre o veículo adquirido para o almoxarifado da assistência farmacêutica com o recurso devolvido pelo Poder Legislativo.