Gabriela Xavier 11 11

A vereadora Gabriela Xavier, utilizando a tribuna na Sessão Ordinária da Câmara de Tatuí, na última segunda-feira (11), apresentou diversas demandas relacionadas à causa animal.

Iniciou falando sobre a proposta do ‘Novembro Azul Pet’, para a Prefeitura desenvolver campanha de conscientização com foco na prevenção do câncer de próstata e outras doenças relacionadas aos animais machos. “A gente sabe que, infelizmente, às vezes as pessoas não querem castrar cães ou gatos machos, mas castrem, porque isso vai prevenir doenças, como o câncer. Castração é a solução em fêmeas e machos”, explicou.

Gabriela Xavier também falou sobre o retorno dos mutirões de castração. “Qual é a previsão para o retorno dos mutirões de castração de animais, que foram paralisados devidos aos casos de cinomose registrados no nosso município? Quem acompanha a Sessão e o meu trabalho, sabe que o que eu mais cobro aqui é por castrações. Mas a gente sabe que é preciso preservar vidas. Então deu uma paralisada sim, porque já tinha a data prevista, mas teve que paralisar. Aqui eu pergunto se tem nova data para continuar os mutirões”, comentou.

Na sequência, ela falou sobre uma Moção de Aplausos e Congratulações de sua autoria. “Para quem não sabe, a FAESB tem uma parceria com a UBS Animal. Lá atrás, eu e o vereador Renan fomos conversar com o senhor Davi e a Lisiane, a Fabiana também esteve presente em algumas reuniões, e logo que fechamos essa parceria, o prefeito atendeu. Eles prontamente aceitaram fechar a parceria com uma empatia enorme, pensando em ajudar os ajudar os animais. É muita falta de respeito quando as pessoas denigrem a UBS Animal, sabendo que eles são profissionais capacitados que estão ali deixando um tempo livre deles para exercer a função na UBS Animal. Eles não tinham obrigação nenhuma, mas por empatia e amor eles resolveram aceitar essa parceria”, enfatizou.

“E hoje muitos animais são atendidos na UBS Animal devido a essa parceria perfeita. Não é à toa que a faculdade só cresce, porque eles são ótimos profissionais e eu gostaria aqui de parabenizá-los, porque eles têm feito um ótimo trabalho. Eu sou uma protetora, sou vereadora, mas sempre estou nas ruas e as pessoas agradecem muito. Pessoas de baixa renda que não têm condições de pagar uma consulta e hoje são eternamente gratos ao atendimento da UBS Animal”, ressaltou a vereadora.

Gabriela Xavier foi interrompida por duas vezes devido a manifestações na plateia, o que motivou intervenções do presidente da Câmara, Eduardo Sallum, para orientar sobre a proibição de manifestações durante as falas dos vereadores.

“Parabenizo também o Eduardo, do podcast ‘Vem comigo’, que eu participei e tive a oportunidade de falar sobre a causa animal. O Eduardo vem fazendo um trabalho maravilhoso em Tatuí, dando oportunidade para as pessoas falarem”, disse a vereadora.

Gabriela Xavier reiterou a orientação para que os protetores façam a inscrição no Bem-Estar Animal, pois assim receberão todas as orientações pelos profissionais que atuam no setor. “A gente vai continuar trabalhando muito mais pela causa animal. Estou aqui para representar eles por mais 4 anos e, quem quiser falar comigo, estou de portas abertas”, concluiu a vereadora.