Maurício Couto 11 11

Vereador afirmou que há muitos pacientes aguardando o procedimento

O vereador Maurício Couto foi à tribuna na Sessão Ordinária da última segunda-feira (11), onde abordou sobre o Requerimento 3660, de sua autoria, referente à reversão da colostomia.

“Temos vários pacientes na nossa cidade que são ostomizados. Eles passaram por uma cirurgia no intestino, abrindo o abdômen para proporcionar a saída das fezes. Então começam a usar a bolsa de colostomia. Quem convive com pessoas que usam a bolsa, sabe a dificuldade até o paciente ter a sua adaptação. Muitos casos são temporários e outros são permanentes. Os temporários são aqueles que ficam aguardando, fazem o tratamento para recuperação e depois aguardam a tão sonhada reversão, onde o médico vai religar a alça do intestino”, iniciou o vereador.

Maurício Couto afirmou que em Tatuí há vários casos de pacientes aguardando a reversão do procedimento e isso motivou o envio do Requerimento ao prefeito. “Que informe quais são os locais e a cidades onde os pacientes estão sendo encaminhados para a realização da cirurgia de reversão de ostomia, quantos pacientes estão atualmente aguardando pela cirurgia de reversão, se há uma fila de espera, qual é o tempo médio, qual é a programação para que a gente possa passar para esses pacientes. Hoje temos crianças também aguardando a reversão já há um bom tempo, temos adultos aguardando reversão, então venho aqui em nome deles pedir essa informação muito importante”, disse.

O vereador lembrou ainda que o dia 16 de novembro é o Dia Nacional dos Ostomizados. “Deixo aqui a minha solicitação, para que eu possa passar aos pacientes que atendo em Tatuí. Só quem sente na pele sabe o quanto é difícil ficar aguardando. Acompanho muitos pacientes que estão aguardando e é um alívio para eles quando conseguem fazer a reversão”, finalizou.