Vereador alertou sobre o risco de acidentes
Na Sessão Ordinária da última terça-feira (5), o vereador Maurício Couto foi à tribuna para reiterar pedido de providências sobre a fiação desorganizada nos postes por toda a cidade, demanda que tem sido constantemente abordada pelos vereadores de Tatuí.
“Uma situação que todos já vimos aqui na cidade, a respeito dos fios de telefone, de internet, que ficam pendurados nos postes, muitas vezes em desuso, ocasionando risco de acidentes com os munícipes. Fiz o Requerimento para que o prefeito informe sobre a possibilidade de solicitar às empresas que prestam serviços de telefonia e internet, as adequações necessárias para melhoria na organização e ordenamento dos fios nos postes”, disse.
Maurício Couto destacou que a situação traz grande preocupação. “Observamos o acúmulo de fios pendurados nos postes e árvores por toda a cidade e isso não apenas prejudica a estética do ambiente urbano, mas também representa risco para a segurança pública, podendo ocasionar acidentes graves. Muitas vezes, os fios ficam pendurados próximos às portas de estabelecimentos comerciais, atrapalhando a passagem de pessoas e veículos. Fica aqui a solicitação se existe a possibilidade de reunir essas empresas para chegar a um bom senso e resolução de um problema que já vemos há anos na cidade”, comentou.
Em aparte, o vereador Márcio do Santa Rita parabenizou pela propositura e disse que também já fez questionamento sobre o tema. “Isso ocorre nos quatro cantos da cidade. Infelizmente é um transtorno enorme há anos. Necessita que o Executivo notifique essas empresas que trabalham com internet, que é a grande parte delas, pois infelizmente ficam os fios pendurados nas vias públicas e colocam em risco a vida das pessoas que transitam por essas vias, principalmente motociclistas”, afirmou.
Ainda de acordo com Márcio do Santa Rita, é preciso que o Poder Público notifique as empresas para fazer a limpeza nos postes e tirar os fios que não são utilizados. “Esses fios que estão pendurados são redes desativadas, que a população não utiliza. As empresas não fazem o trabalho necessário para a retirada dos fios. Que o Poder Público notifique e esse serviço seja feito o mais rápido possível, antes que aconteça algo gravíssimo que possa ceifar a vida de alguém”, concluiu.
Mauricio Couto enfatizou sobre a necessidade de uma solução tempestiva para a questão dos fios e aproveitou seu tempo de fala para cobrar melhorias na passagem em nível sobre os trilhos, no fim da rua Alberto Seabra, onde inicia a rodovia Senador Laurindo Dias Minhoto, a SP-141. “Já foi falado outras vezes aqui, quem vai para o Jardim América passa sobre os trilhos, tem um desnível com o asfalto e isso causa risco de acidentes, estrago em veículos e motos, então pedimos providências”, explicou.
O vereador apresentou demanda ainda sobre a possiblidade da Prefeitura doar uma área para que o SENAI construa nova unidade em Tatuí, cujo Requerimento foi feito em conjunto com os vereadores João Eder, Cintia Yamamoto e Márcio do Santa Rita.