Vereador falou sobre recapeamento, capacitação, fiscalização, finanças do município e zeladoria
Na Sessão Ordinária da última segunda-feira (28), o vereador João Eder Alves Miguel apresentou reivindicações para diversas áreas em Tatuí, por meio de Requerimentos encaminhados ao Executivo. Iniciou a sua fala abordando sobre o Jardim Lírio. “Fizemos Requerimento questionando a Prefeitura sobre a necessidade do recapeamento das ruas do bairro. Somente a primeira rua teve o recapeamento. É um bairro bastante importante da cidade. Está tendo expansão habitacional e precisa o quanto antes do apoio do Poder Público”, disse.
O vereador também comentou sobre a necessidade da criação de cursos de capacitação no município. “Nós temos uma população em Tatuí que necessita muito do apoio do Poder Público em relação a mais oportunidades para educação e profissionalização. Aqui já discutimos por diversas vezes a necessidade de mais empregos para Tatuí. Sabemos que há outras dificuldades para trazer investimentos, além da capacitação, mas com certeza o empresário que olha uma cidade com potencial de investimento, vai se atentar ao quanto a cidade está apta para receber o seu negócio, o quanto a população tem condição de atender, do ponto de vista técnico, aquilo que o empresário está precisando. Então, nós questionamos a Prefeitura em relação a essa capacitação para a população de Tatuí. Há possibilidade de parceria, inclusive. Temos o SEBRAE, o SENAI e tantas instituições que oferecem oportunidades e têm que ser abraçadas pelo Poder Público”, explicou.
João Eder falou ainda sobre fiscalização. “É importante que o mandato de cada vereador tenha essa devida atenção. Questionamos mais uma vez em relação ao FUNDEB. Queremos mais informações e esclarecimentos, pois estamos prestes a finalizar mais um ano. Queremos saber quanto a Prefeitura gastou até o momento dos recursos provenientes do FUNDEB, qual a despesa prevista até o fim do ano e se haverá ou não sobras. Mas se não haverá sobras, como não houve nos anos anteriores, que haja minimamente transparência. Que os profissionais da Educação tenham acesso a informações sobre como o recurso do FUNDEB está sendo empregado. É o nosso papel enquanto Câmara Municipal buscar essas informações e levar à população, em especial aos funcionários públicos”, ressaltou.
Também em relação a finanças, o vereador citou Requerimentos cobrando mais informações da Prefeitura sobre o TATUIPREV, as obras em andamento no município e os contratos públicos, especificamente se há lastro e condição financeira de cumprimento dos contratos, de modo que não prejudique o atendimento aos serviços básicos do município.
O vereador finalizou fazendo cobranças sobre a manutenção na Escola “Accácio Vieira de Camargo” e no Cemitério São João Batista. “Fiz um Requerimento muito importante apontando a necessidade do conserto da Escola ‘Accácio’, na região do São Cristovão, que foi afetada com as chuvas. E às vésperas de mais um dia de Finados, vi um Requerimento também importante do vereador Fabio Villa Nova apontando a necessidade da conservação do Cemitério São João Batista. Estive no local há alguns dias e é um espaço que merece mais atenção, em memória às pessoas que fizeram parte da nossa história e da vivência de tantas famílias”, finalizou.