Gabriela Xavier 28 10

Vereadora também se colocou à disposição de quem faz críticas pela internet

A vereadora Gabriela Xavier, utilizando a tribuna na Sessão Ordinária da Câmara de Tatuí, na última segunda-feira (28), falou sobre dois Requerimentos de sua autoria relacionados à cinomose, uma doença viral grave que afeta cães. Gabriela recebeu mensagem no whatsapp, com um vídeo onde três cães aparecem em situação precária. “Cães saudáveis não podem ficar assim, em situação de sol e chuva, e muito menos cães com cinomose. Nesse vídeo a pessoa diz que procurou o setor do Bem-estar Animal e não prestaram o socorro devido aos animais”, comentou.

“Esse Requerimento que apresentei hoje é para fazer o meu papel como vereadora, que é fiscalizar. Estou aqui querendo saber do setor de Bem-estar Animal, se eles realmente não ofereceram atendimento a esses cães e algumas perguntas que direcionei a eles. O Bem-estar Animal está ciente sobre o caso de três cachorros com cinomose em uma casa no Pacaembu que estavam na chuva e que um deles infelizmente morreu? Se sim, gostaria de saber se foi oferecido tratamento para esses cães através da UBS Animal. Gostaria de saber se o Bem-estar Animal estava ciente de que os cachorros estavam na chuva em um espaço no corredor apenas com uma casinha. Três cães para uma casinha, como o vídeo divulgado mostra. Se o Bem-estar Animal não ofereceu o tratamento, está errado. E a pessoa que deixou os cães naquela situação também está errada, pois se enquadra como maus tratos”, afirmou a vereadora.

Gabriela Xavier disse ainda que é preciso ter uma resposta do Bem-estar Animal, pois tem recebido diversas críticas devido a isso. “A população acha que eu sou a dona do Bem-estar Animal e da UBS Animal. Acho incrível. Um batalhão de gente na internet me difamando, pois eu fui eleita por essa causa, mas ninguém veio me procurar. Aqui é a Casa do Povo e todos podem vir me procurar. Meu gabinete está aberto. Ninguém mais me mandou mensagem, foi só essa pessoa. Então é muito fácil julgar em internet, onde o povo fica valente e faz ‘ameacinha’. Hoje é segunda-feira, tem Sessão, cadê as pessoas para virem aqui cobrar da vereadora eleita pela causa?”, questionou.

A vereadora afirmou que representa a causa animal com orgulho e não vai deixar de lutar pelos animais. “O que importa para mim são os animais. As pessoas ficarem disseminando ódio na internet não resolve nada. Deixo as portas abertas para quem quiser falar comigo. Estou à disposição. Vamos deixar a política de lado, pois já passou, já foi. Agora a gente tem que pensar nos animais, a minha luta é por eles. Peço que o Bem-estar Animal dê uma atenção e amanhã mesmo vou marcar uma reunião com o prefeito para conversar e tentar resolver a situação desses animais”, disse.

De acordo com Gabriela Xavier, por causa desses casos de cinomose no município, é fundamental que a Prefeitura considere a possiblidade de implementar uma campanha de prevenção. “Essa iniciativa poderia incluir ações de conscientização sobre a importância da vacinação e cuidados com os animais de estimação, além de orientação sobre os sinais da doença. Uma campanha bem estruturada pode ajudar a reduzir a incidência da cinomose, proteger a saúde dos pets e consequentemente garantir a segurança da comunidade. Mobilizar a população e os profissionais da saúde animal. É essencial para enfrentar esse desafio, promover o bem-estar dos nossos animais e salvar vidas. Acredito que uma conscientização forte, principalmente nos bairros onde me passaram que está tendo surto, vai evitar que outros animais sejam contaminados e vamos salvar vidas. Estou aqui, devo uma satisfação a quem confia no meu trabalho e nunca vou deixar de lutar pelos animais”, finalizou.