Outubro Rosa 4

A Sala das Sessões “Vereador Rafael Orsi Filho”, na Câmara de Tatuí, sediou nesta quinta-feira (10) um encontro sobre a campanha “Outubro Rosa”, que anualmente aborda a prevenção e detecção precoce do câncer de mama. O evento foi organizado pelo Núcleo de Apoio ao Tratamento de Câncer em Tatuí e, entre as atividades, contou com uma palestra do médico mastologista Felipe André Basso Macedo.

Cerca de 80 pessoas participaram, incluindo pacientes atendidas e familiares. Entre os presentes também estiveram o secretário de Saúde, Nicolau Rodrigues dos Santos Neto Júnior, o vereador Renan Cortez, a diretora do Núcleo, Marta Soares Pereira Bisof, a coordenadora do Núcleo, Amanda Cibele dos Santos Fidêncio, e a psicóloga Larissa Helena Lopes de Lara.

Na abertura das atividades, um vídeo mostrou diversos depoimentos de pacientes. Em seguida, o Coral do Núcleo, recentemente formado, apresentou uma música. Houve também uma apresentação de dança.

A palestra abordou a conscientização, bem como a importância do autoexame e de sempre se cuidar. Ressaltou ainda a necessidade do apoio da família, que é essencial quando a paciente recebe o diagnóstico da doença. E destacou que a paciente não deve se isolar, independentemente da situação, pois sempre terá apoio e suporte.

Marta Soares Pereira Bisof, diretora do Núcleo, explicou que muitas vezes as mulheres cuidam da família, de ‘todo mundo’, mas esquecem de si. “Esse evento chama a atenção sobre a conscientização para os cuidados que são necessários, fazendo o autoexame e a mamografia, pois quanto mais cedo vier um diagnóstico da doença, mais fácil será a recuperação”, disse.

A diretora também deixou uma mensagem às pacientes. “Tenha fé, esperança, disposição e acredite. Não desanime em meio às tempestades, pois só assim você vai alcançar os seus objetivos e a cura. Sempre vai haver pessoas para te apoiar. E com força de vontade você vence”, finalizou.

No decorrer deste mês o Coral do Núcleo vai se apresentar em outros locais da cidade, levando a mensagem de conscientização sobre o “Outubro Rosa” e depoimentos sobre a superação da doença. Já no próximo mês, quando ganha destaque a campanha “Novembro Azul”, o Núcleo realizará ações com o público masculino, relacionadas à conscientização sobre a prevenção ao câncer de próstata.

O Núcleo de Apoio ao Tratamento de Câncer em Tatuí atua desde abril de 2023, com serviços de saúde especializados e direcionados a pacientes com câncer e às famílias.

Está situado na rua Martiniano de Azevedo, nº 25, Centro. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h00 às 17h00.