A vereadora Gabriela Xavier foi à tribuna na Sessão Ordinária da última segunda-feira (3), onde direcionou a sua fala especialmente a temas ligados à causa animal.
“A cidade teve um surto de cinomose e essa doença é contagiosa, mas somente para os cães. Devido a isso, os mutirões de castração de cães foram paralisados. A castração é a única forma de evitar abandonos e maus tratos de animais. Sempre falei e vou continuar falando isso”, iniciou a vereadora.
“Por isso, no Requerimento 57/2025 fiz algumas perguntas para o setor do Bem-estar Animal. Já foi controlado o surto de cinomose? Quantos animais foram testados positivo para cinomose? Existe a possibilidade de ser realizado o mutirão de castração emergencial no mês de fevereiro? A castração é a solução”, ressaltou Gabriela Xavier.
A vereadora também comentou sobre o Requerimento 117/2025, referente à castração de gatos que segue em andamento na UBS Animal. “Os gatos não transmitem a cinomose. Eles não pegam e não transmitem. Eu gostaria que fosse divulgado para as pessoas levarem os seus gatos para castrar, porque as protetoras levam em clínica particular e acaba ficando caro”, concluiu Gabriela Xavier.