FOTO ONIBUSDia 4 de abril, na sessão da Câmara Municipal, o parlamentar Miguel Lopes Cardoso Júnior (PMDB) apresentou requerimento dirigido ao diretor-presidente da CCR SPVias, para que este informe sobre a possibilidade de conceder isenção de pagamento do pedágio localizado no km 129 da Rodovia Antonio Romano Schincariol (SP-127) para ônibus de linha regular que servem o Bairro Jurumirim. O vereador quer saber ainda se existe previsão de melhoria no acesso sobre o canteiro central da rodovia, na altura do km 131. Com as medidas, Miguel espera aumentar a segurança dos usuários de ônibus. Na tribuna, Miguel disse que foi procurado por moradores daquela região e estes relataram as dificuldades que enfrentam para pegar o ônibus e vir à cidade de Tatuí. Segundo o vereador, os moradores são obrigados a atravessar a pista e passar pelo “guard rail”, para embarcar no coletivo do outro lado da rodovia, correndo risco de sofrer acidentes. O parlamentar destaca que, entre os usuários, existem pessoas idosas e com deficiência, que sofrem ainda mais para utilizar o transporte. Lembra o vereador que o “guard rail” é alto e existe uma valeta no meio da rodovia, que separa as pistas, onde se acumula água em dias chuvosos, dificultando a passagem de idosos. Quanto às pessoas com deficiência, o vereador ouviu relato de que algumas chegam até a deitar-se, para passar por baixo do “guard rail”. O vereador esclareceu que, com esta isenção no pagamento, os ônibus regulares que servem a região poderiam modificar seu itinerário, passando pelo pedágio, e atender a todos os moradores, evitando que estes tenham que cruzar a rodovia. E alerta que, se a situação continuar como está, “para ocorrer uma tragédia, não está faltando nada”. Miguel lembra que está falando de pessoas simples, a maioria trabalhadores da área rural, que dependem de um ônibus circular para vir à cidade. “Nada mais justo que tenham o mínimo de dignidade possível”, completou.