SANCASA

Dia 16 de dezembro, a Câmara Municipal aprovou requerimento de autoria do vereador Rodnei Rocha, assinado por outros 14 parlamentares, pedindo a criação de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI), com o objetivo de apurar supostas irregularidades na administração da Santa Casa de Misericórdia de Tatuí no período de 2005 a 2019. O documento recebeu 14 votos favoráveis, sendo aprovado pela unanimidade dos presentes ao Plenário. Os parlamentares requerem a criação desta Comissão para “apurar possíveis irregularidades contábeis, fiscais e jurídicas, gestão de pessoas, recebimento de recursos públicos, pactos e adesões em convênios, assunção de dívidas pelo Poder Executivo Municipal e eventuais omissões em respostas ao Poder Legislativo, intervenções e gestão no nosocômio desde o exercício de 2005”. Esta CEI será presidida pelo vereador Rodnei Rocha e formada ainda pelos parlamentares Jairo Martins e Alexandre de Jesus Bossolan. A Comissão deve se instalar e, além de informar quem será o relator, iniciar trabalhos em um prazo máximo de quinze dias, de acordo com o Regimento Interno da Câmara. Após instalada, a CEI poderá, a critério de seus membros, desenvolver ou não seus trabalhos dentro do período de recesso parlamentar, com início no dia 20 de dezembro de 2019 e término no dia 31 de janeiro de 2020. O prazo para o funcionamento da CEI é de 90 dias, prorrogável por mais trinta dias. Antes da aprovação deste documento, a Câmara Municipal rejeitou, com oito votos contrários e seis favoráveis, outro requerimento, de autoria do vereador Valdeci Antonio de Proença, que recebeu assinaturas de mais cinco parlamentares, também pedindo a criação da CEI para investigação da Santa Casa de Tatuí, mas “nos momentos em que a instituição esteve sob intervenção municipal”, e portanto, em período bem menor em relação ao requerimento do vereador Rodnei Rocha. Nesta mesma sessão, também foi rejeitado um requerimento de autoria do parlamentar Rodolfo Hessel Fanganiello, que recebeu assinaturas de mais cinco vereadores, pedindo a criação de Comissão Especial de Inquérito, para apurar supostas ocorrências de perseguições a funcionários públicos na atual administração municipal. O requerimento, após amplamente discutido, recebeu oito votos contrários e seis favoráveis.