MEDULA

Dia 12 de fevereiro, na sessão da Câmara de Tatuí, os vereadores aprovaram projeto de lei assinado pelos parlamentares Rodnei Rocha (PTB) e Eduardo Dade Sallum (PT), que institui o direito à isenção da taxa de inscrição em concursos públicos e processos seletivos municipais aos candidatos que estejam cadastrados no Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea – REDOME. A concessão da isenção condiciona-se à comprovação documental da inscrição no REDOME e deverá constar no edital do concurso público ou do processo seletivo. O transplante de medula óssea é um tipo de tratamento indicado para algumas doenças que afetam as células do sangue, como as leucemias e linfomas. Consiste na substituição da medula óssea doente ou deficitária por células normais da medula, com o objetivo da reconstituição de uma nova medula óssea saudável. Para realizar o transplante, é necessário que o paciente encontre um doador compatível. Se o doador não for encontrado entre membros da família, o paciente deverá consultar o Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea. Na justificativa, os autores destacam que o projeto foi apresentado “com a finalidade de incentivar os participantes de concursos públicos do município, que tenham as condições de saúde para se tornar doadores voluntários, a se habilitarem para tal, além de valorizar aqueles que se dispõe a ajudar o próximo através de um gesto tão nobre como este, que busca salvar vidas”. Na mesma sessão, foi aprovado mais um projeto de lei de autoria do Legislativo, assinado pelo vereador Alexandre de Jesus Bossolan (PSDB), que inclui no calendário oficial de eventos do município a “Festa Junina do Lar”, organizada anualmente, no mês de junho, pelo Lar Donato Flores de Tatuí, que atende crianças e adolescentes em situação de risco social. Na justificativa, o vereador lembra que a festividade “conta com uma praça de alimentação, com diversidade de delícias típicas de festas juninas, todas preparadas com muito carinho por diversos apoiadores e voluntários, além de brincadeiras, brinquedos infláveis e atrações que agradam toda a família”. Bossolan destaca ainda que a festa “já se tornou tradicional em nossa cidade, sendo importante para arrecadação de recursos financeiros para atender aos participantes”.