CRECHE

Na terça-feira, dia 5 de dezembro, na sessão legislativa, a Câmara Municipal aprovou projeto de lei do Poder Executivo, que altera para 30 horas semanais a jornada de trabalho dos monitores de creches pertencentes ao quadro de servidores públicos da Prefeitura de Tatuí, assegurada a adequação do horário de trabalho, sem redução de vencimentos. A prefeita Maria José Vieira de Camargo justifica que o projeto visando a redução da jornada de trabalho dos monitores para seis horas diárias “é um pleito antigo da classe, se tornando necessária diante do cenário de trabalho hoje estabelecido para estes profissionais que atuam em nossas creches”. Diz ainda que “a redução visa garantir maior eficiência no serviço e melhores cuidados às nossas crianças”. A lei entrará em vigor a partir de 2 de abril de 2018. O intervalo é necessário em razão da necessidade do preenchimento das vagas do cargo de monitor através de concurso público, o que pode levar de três a quatro meses até sua finalização. Na mesma sessão, os parlamentares aprovaram projeto de lei do Executivo, que dispõe sobre a criação de vagas no quadro da Prefeitura de Tatuí, na área da Educação. Foram criadas, pelo projeto, 40 vagas para Professor de Educação Infantil Substituto, 20 vagas para Professor de Educação Básica I e 130 vagas para Monitor de Creche. Todas serão preenchidas através de concurso público. A prefeita Maria José explica que a criação das vagas para professor se faz necessária para garantir a expansão e melhoria dos serviços públicos e atenderá as demandas existentes na Secretaria da Educação. No caso dos monitores, a chefe do Poder Executivo esclarece que a criação das vagas é necessária em razão do aumento do número de crianças matriculadas nas creches. Somente no período de janeiro a agosto de 2017, foram realizados 938 novos atendimentos. Ainda no setor educacional, os vereadores aprovaram mais um projeto de lei de da municipalidade, que autoriza o Poder Executivo a conceder bônus aos servidores públicos municipais em efetivo exercício nas escolas, órgãos e unidades administrativas da Secretaria Municipal da Educação, utilizando o saldo da parcela de quarenta por cento (40%) da conta vinculada do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB). Esta foi a última sessão semanal de 2017 da Câmara Municipal, que entra agora em recesso legislativo. A primeira sessão ordinária de 2018 está agendada para o dia 6 de fevereiro, às 19 horas.