CELSO

Dia 29 de agosto, na sessão legislativa, a edilidade aprovou, por unanimidade, projeto de resolução de autoria da Mesa Diretora, que denomina de “Vereador José Celso de Mello” a galeria de presidentes da Câmara Municipal de Tatuí, instituída pela Resolução nº 007/84, de 14 de agosto de 1984. O professor José Celso de Mello, falecido em 1991, presidiu o Poder Legislativo de Tatuí em 1959, durante a 3ª Legislatura (período de 01/01/56 a 31/12/59). Antes disso, havia sido suplente na 1ª Legislatura (período de 01/01/48 a 31/12/51). Pai do ministro José Celso de Mello Filho, decano do Supremo Tribunal Federal (STF), ele também nomeia uma escola estadual localizada no Conjunto Habitacional “Orlando Lisboa de Almeida” (CDHU). Celso de Mello lecionou desenho e foi diretor do então Instituto de Educação “Barão de Suruí” no período de 1966 a 1977. Era apreciador da literatura e poesia e publicou o livro “Sarga”, onde “declara seu amor por Tatuí, pelo homem simples e pelos sentimentos nobres”, cita sua biografia no Legislativo. O atual presidente da Câmara, vereador Luís Donizetti Vaz Júnior (PSDB), disse que irá agendar uma data, em breve, para reinaugurar a galeria dos presidentes, que será instalada em um espaço no setor público do plenário. No mesmo local também deverá ser instalado um terminal de computador, para que a população possa ler as biografias dos presidentes da Câmara. Na justificativa do projeto aprovado, os integrantes da Mesa Diretora ressaltam que a homenagem ao saudoso professor Celso de Mello é “justa e merecida”, pois o mesmo “prestou relevantes serviços à nossa comunidade, em especial na direção desta Casa Legislativa”.