SEGURANÇA

Dia 29 de agosto, na sessão da Câmara Municipal, os vereadores aprovaram projeto de lei de autoria do Poder Executivo, que autoriza o município a firmar convênio com o Governo Estadual, por intermédio da Secretaria de Segurança Pública, objetivando a participação no sistema de informações criminais – INFOCRIM. Na justificativa, a prefeita Maria José Vieira de Camargo lembra que a segurança pública constitui hoje uma das principais preocupações de qualquer nível de governo. “Neste contexto, muito embora as ações ostensivas e repressivas postas em prática pelos órgãos de segurança pública sejam indispensáveis para oferecer o mínimo de tranquilidade à população, não se pode deixar de colocar em prática medidas preventivas”, cita a chefe do Poder Executivo. A prefeita explica que o presente convênio está inserido no rol de medidas preventivas, pois possibilitará ao município acesso aos mapas temáticos do sistema “INFOCRIM” da Secretaria de Segurança Pública, visando a identificação das principais áreas de interesse para a realização de programas e ações de cunho sociocultural, educacional, de lazer e relativos a outras políticas públicas preventivas do crime e da violência, a serem oferecidos gratuitamente à população. “Com fundamento nesses mapas, o município poderá promover o planejamento e implantação dos aludidos programas, baseados nos dados criminais registrados na cidade, inclusive no que toca à infraestrutura adequada à criação e expansão dos projetos de prevenção do crime e da violência”, finaliza. Na mesma sessão, a Câmara aprovou projeto de autoria do vereador Nilto José Alves (PMDB), que institui, na rede municipal de ensino, a “Campanha de Incentivo à Leitura”, que irá estimular a troca de livros entre os estudantes. A campanha será realizada na semana em que se comemora o “Dia do Estudante” (11 de agosto). Também foi aprovado projeto de lei de autoria dos vereadores Alexandre Grandino Teles (PSDB), Antonio Marcos de Abreu (PR), José Carlos Ventura (PSB) e João Éder Alves Miguel (PV), que institui em Tatuí a “Semana Municipal da Família”, que buscará a valorização e efetiva participação das famílias na sociedade civil, através de diversas atividades. Esta semana será comemorada a partir do segundo domingo de agosto até o sábado seguinte. Por fim, foi aprovado projeto de decreto legislativo, de autoria dos vereadores Alexandre de Jesus Bossolan (PSDB) e Antonio Marcos de Abreu (PR), que outorga o título de “Cidadão Tatuiano” ao radialista André Luís Nogueira de Aguiar (André Aguiar).